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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-18052010-113304
Documento
Autor
Nome completo
Ione Ishii
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Krasilchik, Myriam (Presidente)
Bizzo, Nelio Marco Vincenzo
Diniz, Renato Eugenio da Silva
Título em português
O que os estudantes pensam e esperam de seus professores?: uma análise qualitativa das concepções de aprendizagem e de ensino de estudantes do nível médio
Palavras-chave em português
abordagem profunda
abordagem superficial
abordagens à aprendizagem
concepções de ensino
qualidades do bom professor
Resumo em português
Em 1974, Marton e Säljö introduziram conceitos qualitativos para as posturas de aprendizagem de estudantes universitários, através de uma atividade de leitura. Os resultados mostraram a presença de duas posturas de aprendizagem para o cumprimento das atividades: uma delas denominada de profunda, onde os estudantes consegue estabelecer relações com o conhecimento prévio, compreendendo de forma profunda o significado do texto; a segunda, denominada de superficial, foi adotada por estudantes preocupados apenas em reter informações, sem que conseguissem estabelecer qualquer tipo de relação com outros conhecimentos. Inspirados por esse trabalho, outros autores começaram a avaliar a presença dessas posturas em diversos países, culturas e estruturas de ensino, e sempre verificaram a presença das posturas profunda e superficial, onde os estudantes profundos obtinham melhores resultados de aprendizagem. Em trabalhos de cunho qualitativo, como os desenvolvido por Biggs, outra categoria foi encontrada e denominada de estratégica. Os estudantes presentes nesse grupo, assumem motivações e estratégias para a obtenção de bons resultados escolares. Considerando as diferenças entre esses grupos de estudantes, procuramos, primeiramente, identificá-los dentre um grupo de 302 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma Escola Pública da zona oeste da cidade de São Paulo. Inspirados pelo trabalho de Biggs e pela metodologia LPQ, desenvolvi um instrumento modificado para essa classificação. Identifiquei dez estudantes com postura profunda à aprendizagem (4 do diurno e 6 do noturno), 34 com postura estratégico-profunda (18 do diurno e 16 do noturno) e 258 indefinidos (170 do diurno e 88 do noturno). A partir da identificação dos estudantes profundos e estratégico-profundos, avaliou-se que qualidades são esperadas do bom professor por esses alunos. Os resultados mostram que os estudantes profundos valorizam um professor profissional compromissado, dedicado, com sólida formação específica e pedagógica, e que compreende as diferenças entre os estudantes, é atencioso, repeitoso, amigável. Os demais estudantes, além das características anteriores, valorizam um rigor relacionado à disciplina e à exigência das atividades de avaliação.
Título em inglês
What students think and expect from their teachers? A qualitative analysis of learning and teaching conception of high school students
Palavras-chave em inglês
approach to learning
characteristics of good teacher
deep approach
surface approach
teaching's conception
Resumo em inglês
In 1974, Marton and Säljö introduced qualitative concepts to identify learning approaches in a reading situation with college students. The results showed two postures adopted to perform these activities: one called deep approach, in which students can establish relationships based in their prior knowledge, understanding the meaning of the text in a deeply and, a second one, called surface approach, which was assumed by students concerned just for withholding information, without relating with another knowledge. Inspired by this work, authors evaluated the presence of these attitudes in different countries, cultures and educational systems, and verified the presence of the deep and surface approaches, where deeper students achieved better results of learning . Considering a qualitative approach, as developed by Biggs, another category was found and defined as the strategic approach. The students of this group use motivations and strategies to get high scores in assessments. Considering the differences among these groups of students, as the first step, I identified in a group of 302 third graders students of a Public High School, located in the western side of city of Sao Paulo. Inspired by the work of Biggs and LPQ methodology, we developed a modified instrument for this classification. I identified ten students with deep approach to learning (4 in the daytime and 6 in the nighttime), 34 students with deep strategic approach (18 in the daytime and 16 in the nighttime) and 258 undefined students. From the deep and deep-strategic students' identification, we evaluated which qualities of good teacher are expected by these students. The results showed that deep students valued a professional teacher, committed, dedicated, highly qualified and pedagogic, that understand the differences between students, is attentive, court orders, friendly. And that other students, in addition to previous characteristics, are demand knowledge related to the content and the requirement of the evaluation activities.
 
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ione_ishii.pdf (38.55 Mbytes)
Data de Publicação
2010-07-08
 
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