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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-18032009-154414
Documento
Autor
Nome completo
Marília Oliveira Vasques Callegari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Eres Fernández, Gretel (Presidente)
Baptista, Lívia Márcia Tíba Rádis
Gonçalves, Eliane
Pérez, Pedro Benítez
Siqueira, Luciana Gurgel Guida
Título em português
Motivação, ensino e aprendizagem de espanhol: caminhos possíveis. Análise e intervenção num centro de estudos de línguas de São Paulo.
Palavras-chave em português
Aprendizagem
CEL
Ensino
Espanhol
Estratégias
Línguas estrangeiras
Motivação
Resumo em português
Neste trabalho estudamos a motivação de alunos brasileiros em aulas de espanhol como língua estrangeira, em contextos formais de aprendizagem. Partimos do pressuposto de que a motivação dos alunos é um construto complexo, que envolve fatores de diversos contextos (pessoal, familiar, escolar, social etc.) e que pode ser influenciada por uma série de escolhas que faz o professor durante o curso. Através da revisão bibliográfica realizada, pautada, sobretudo, nos modelos teóricos de Zoltán Dörnyei (1990, 1994, 2001a, 2001b) e do estudo empírico que levamos a cabo, objetivamos: i) aprofundar o nosso conhecimento sobre o conceito de motivação e sobre determinados fatores relacionados a ele; ii) estabelecer um conjunto de estratégias didáticas que tivesse como foco a motivação dos alunos em aulas de línguas estrangeiras; iii) conhecer o grau de motivação de alunos e professores de nove turmas de espanhol de um dos Centros de Estudos de Línguas da cidade de São Paulo, assim como as suas principais causas; iv) verificar em que medida os professores utilizam em suas aulas determinadas estratégias motivacionais; v) propor e avaliar a aplicação de um processo de intervenção numa das turmas envolvidas; vi) reavaliar e complementar o conjunto de estratégias apresentado. O estudo teórico realizado remeteu-nos à importância de uma visão integral da aprendizagem, na qual cognição e emoção caminham juntas. Além disso, refletimos sobre conceitos diretamente relacionados à motivação (ansiedade, auto-estima, autoconceito, autoconfiança, autonomia, interesse, curiosidade, entre outros) e delineamos o conjunto de estratégias didáticas que utilizamos no estudo empírico. A pesquisa empírica realizada apresentou metodologia mista: a primeira das quatro etapas de que se constituiu configurou-se de cunho quantitativo e as demais se basearam na coleta e análise qualitativa de dados (enquadrando-se, mais precisamente, no estudo de caso e na pesquisa-ação). Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que: i) tanto os alunos como os professores de espanhol envolvidos no estudo encontram-se motivados, embora alguns aspectos possam ser melhorados, o que redundaria em aumento do grau motivacional dos alunos; ii) há discrepância entre as estratégias que a professora com a qual realizamos nossa intervenção afirma utilizar e as que de fato foram observadas em sala de aula; iii) há divergências também no que se refere à opinião de alunos e professores sobre o grau de motivação que suscitam determinadas atividades; iv) a implementação de mudanças pedagógicas pode levar a um incremento na motivação dos alunos. Concluímos nosso estudo com a revisão e complementação do conjunto de estratégias motivacionais previamente estabelecido.
Título em inglês
Motivation, teaching and learning in spanish classes: possible paths. Analysis and intervention in a language study center in São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Foreign languages
Language study center
Learning
Motivation
Spanish
Strategies
Teaching
Resumo em inglês
In this work we have studied the motivation of Brazilian students in classes of Spanish as a foreign language, in formal learning contexts. We assume that student motivation is a complex construct which involves factors of various contexts (personal, family, scholastic, social etc.), and which can be influenced by a series of choices which the teacher makes during the course. Through the bibliographic revision executed, and used as a foundation, especially in the theoretical models of Zoltán Dörnyei (1990, 1994, 2001a, 2001b) and the empirical study which we have carried out, we aim to: i) deepen our knowledge about the concept of motivation and specific factors related to it; ii) establish a set of teaching strategies focusing on the motivation of students in foreign language classes; iii) assess the degree of motivation of students and teachers of nine Spanish groups in one of the Language Study Centers in São Paulo City, as well as its underlying causes; iv) check to what extent the teachers use determined motivating strategies in the classroom; v) propose and evaluate the application of a process of intervention in one of the groups involved; vi) re-evaluate and complement the set of strategies presented. The theoretical study performed has showed us the importance of an integral vision of learning in which cognition and emotion are closely linked. Besides this, we have reflected on concepts directly related to motivation (anxiety, self-esteem, self-concept, self-confidence, independence, interest, curiosity, etc.) and we described a set of teaching strategies which we have used in the empirical study. The empirical research performed had a mixed methodology: the first of the four stages composing it had a quantitative character and the others were based on the collection and qualitative analysis of data (or, more precisely, on case study and action research). The empirical results showed that: i) both the students and teachers of Spanish involved in the study were motivated, but there is room for improvements that would result in higher degree of motivation among the students; ii) there is a difference between the strategies which the teacher with whom we performed our study claims to use and those which were actually observed in the classroom; iii) there are also differences among the opinion of students and teachers about the degree of motivation caused by specific activities; iv) the implementation of pedagogical changes can lead to increased student motivation. We have concluded our study with the revision and complementation of the set of motivation strategies previously established.
 
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Marilia_Callegari.pdf (1.95 Mbytes)
Data de Publicação
2009-05-05
 
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