• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-17122018-125003
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Galluccio Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Ehrenberg, Mônica Caldas (Presidente)
Rubira, Fabiana de Pontes
Willms, Elni Elisa
Título em português
Entre pousos e movimentos: investigação sobre as estrelas do nosso céu interior
Palavras-chave em português
Corpo
Criança
Educação infantil
Movimento
Resumo em português
Seguindo a abordagem da fenomenologia, busco aprofundar, nesse trabalho, o olhar sobre a movimentação das crianças em suas brincadeiras, estabelecendo conexões entre a dimensão corporal e simbólica de seus gestos. A pesquisa de campo foi realizada na Creche/Pré-escola Central da Universidade de São Paulo, no ano de 2016, com crianças de 0 a 3 anos. Organizo o material obtido em três grandes eixos: brincadeiras de recolhimento, brincadeiras de expansão e narrativa. Aproximo-me, para tanto, da compreensão simbólica de Mircea Eliade e da fenomenologia compreensiva de Gaston Bachelard, bem como das pesquisas de Gandhy Piorski, Renata Meirelles e Marcos Ferreira-Santos sobre brincadeiras. Em seguida, reito sobre as nossas atitudes como professoras ao acompanhar as crianças, observando a necessidade de mover espaços internos em nós de modo a escutá-las em sua inteireza. Ao nal, compartilho memórias da relação com as minhas avós, destacando as contribuições que o vínculo entre avós e netos nos oferecem para reetirmos sobre a qualidade da nossa presença com as crianças na Educação Infantil.
Título em inglês
Between landings and movements: inquiry into the stars of our inner sky
Palavras-chave em inglês
Body
Child
Early childhood education
Movement
Resumo em inglês
Following the approach of phenomenology, I seek to deepen, in this work, the look over childrens movements in their play, establishing connections between corporal and symbolic dimensions of their gestures. Field research was carried out in the Central Pre-school Nursery of the University of São Paulo, in the year 2016, with 0-3 years old children. I organize the material obtained in three main axes: recollection play, play of expansion and narrative. I approach, therefore, Mircea Eliades symbolic understanding and Gaston Bachelards comprehensive phenomenology, as well as the research from Gandhy Piorski, Renata Meirelles and Marcos Ferreira-Santos on child play. Then I reect on our attitudes as teachers as we observe children, noting the need to shift our inner spaces in order to listen to them in their entirety. In the end, I share memories of the relationship with my grandmothers, highlighting the contributions that the bond between grandparents and grandchildren offer us to reect on the quality of our presence with children in Early Childhood Education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-01-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.