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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-17122015-110938
Documento
Autor
Nome completo
Miraci Tamara Castro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Santos, Marcos Ferreira dos (Presidente)
Rubira, Fabiana de Pontes
Willms, Elni Elisa
Título em português
A canoa da escritura formativa: trajetórias do barro pelo rio ao mar
Palavras-chave em português
Antropologia da educação
Autobiografia
Criação poética
Escrita de si
Formação de professores
Resumo em português
A dissertação investiga a escritura formativa, simultaneamente, como processo de criação e como processo formativo. Para tanto, se lastreia num enfoque autobiográfico com base no ensaio (Larossa, 2006) amplamente matizado pela obra poética da pesquisadora, num diálogo intenso com pensadores, escritores e escritoras que têm a palavra como universo de investigação e criação artística, entre eles a perspectiva fenomenológica de Gaston Bachelard, a hermenêutico-simbólica de Ferreira-Santos (1998, 2004 e outros), Ferreira-Santos e Almeida (2001 e 2012), Loureiro (2008), Willms (2013) e Rubira (2006 e 2015), bem como a dos poetas da terra Guimarães Rosa e Manoel de Barros, e das poetisas das águas Neide Arcanjo e Clarice Lispector. A investigação poética durante o próprio processo (in process) explicita as dificuldades, os obstáculos, impasses, bem como a rica produção escrita e poética derivada desse processo, mais como registro do que como produto. Tal estilo investigativo, incomum aos modelos tradicionais de pesquisa acadêmica, ainda lastreados por uma lógica aristotélica e um pensamento cartesiano, linear e previdente, apresenta-se, no desdobramento e na investigação imagética, nas metáforas da palavra com o barro, a ostra, a canoa, o rio e o mar, cotejando a travessia como grande metáfora formativa. Com originalidade de estilo, esta investigação da escrita de si tenta contribuir com os processos de formação inicial de professores, tanto na especificidade do campo da literatura como da educação em geral que façam uso da escrita de forma ensaística e autoral como criação artística e de si e das artes no cotejamento da alteridade.
Título em inglês
The formative writing canoe: trajectories of the clay through the river to the sea
Palavras-chave em inglês
Anthropology of education
Autobiography
Poetic creation
Teacher training
Writing himself
Resumo em inglês
The dissertation investigates the formative writing simultaneously as creative and as formative process. Therefore, the background of this research is an autobiographical approach from essay (Larossa, 2006) largely tinted by the researchers poetic work in an intense dialogue with thinkers, writers and woman writers who has the word as research and artistic creation universe, including the phenomenological perspective of Gaston Bachelard, hermeneutic-symbolic of Ferreira-Santos (1998, 2004 and others), Ferreira-Santos and Almeida (2001 and 2012), Loureiro (2008), Willms (2013) and Rubira (2006 and 2015) and poets of the earth Guimarães Rosa and Manoel de Barros and poets of water Neide Arcanjo and Clarice Lispector. The poetic research during the process itself (in process) explains the difficulties, obstacles, hesitations and rich writing and poetic derived from production process, more like record than as a product. Such unusual investigative style to traditional models of academic research also backed by an Aristotelian logic and Cartesian thought, linear and thoughtful; presents itself in the unfolding investigation and imagery in word metaphors with clay, the shell, the canoe, the river and the sea, comparing the crossing as a major formative metaphor. With stylish originality, this research writing himself, tries to contribute to the initial training process of teachers in both the specificity of the field of literature and education in general to make use of writing of essays and authorial how artistic creation and himself and the arts like form to understand the alterity.
 
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Data de Publicação
2015-12-23
 
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