• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-17122013-143904
Documento
Autor
Nombre completo
Ligia Cavalheiro Freire
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Arelaro, Lisete Regina Gomes (Presidente)
Faria, Ana Lucia Goulart de
Gobbi, Marcia Aparecida
Título en portugués
Elementos para uma educação popular infantil: a experiência do Piá
Palabras clave en portugués
Educação popular
Educação popular infantil
Infância
Projeto Piá
Resumen en portugués
A presente pesquisa dedicou-se à análise da experiência do Piá, projeto de extensão universitária, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que no período de 1997 a 2010 realizou atividades educativas com crianças das classes populares do bairro da Barra Funda. A partir da questão fundamental: Quais os elementos políticos e pedagógicos poderiam caracterizar uma educação popular infantil? O objetivo da pesquisa foi realizar o estudo do histórico e concepções de educação popular e de infância e relacioná-las ás concepções de educação e práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Projeto Piá. As considerações apresentadas foram baseadas no levantamento bibliográfico, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com educadoras e crianças que frequentaram o Projeto Piá. A análise dos materiais permitiu classificar os elementos nas categorias de concepção de educação, quais sejam: a) relação entre projeto de educação e projeto de sociedade; b) relação dialética entre o particular e o universal; c) relação entre teoria e prática e o papel das contradições; d) trabalho coletivo. E ainda nas categorias da prática pedagógica: a) trabalho como princípio educativo; b) cultura e formação omnilateral; c) tempos educativos; d) organização do espaço; e) gestão. O que ficou evidente com a conclusão dos estudos é que ainda que localizada, a experiência do Piá pode ser considerada relevante para pensar a construção de concepções e práticas pedagógicas transformadoras na educação da infância das classes populares.
Título en inglés
Childhood and popular education: the experience of Piá
Palabras clave en inglés
Childhood
Children popular education
Popular education
Project Piá
Resumen en inglés
This research was devoted to the analysis of the experience of Pia, university extension project, linked to the Faculty of Education, University of São Paulo, in the period from 1997 to 2010 that conducted educational activities with children of the working classes of the Barra Funda district. From the fundamental question: What are the political and pedagogical elements that could characterize a popular children's education? The objective of the research was to conduct the study of historical and conceptions of popular education and childhood and relate them ace conceptions of education and pedagogical practices developed by Project Pia. The considerations presented were based on literature review, document analysis and semi-structured interviews with teachers and children who attended the Project Pia. The material analysis allowed us to classify the elements in the categories of design education, namely: a) the relationship between education project and society project, b) dialectical relationship between the particular and the universal, c) relationship between theory and practice and the role of contradictions, d) collective work. And in the categories of teaching practice: a) work as an educational principle, b) culture and omnilateral formation, c) educational times, d) organization of space, and e) management. What became apparent with the completion of the study is that although localized, the experience of Pia can be considered relevant to consider the construction of concepts and transformative pedagogical practices in early childhood education of the working classes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-12-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.