• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-17122009-081416
Documento
Autor
Nombre completo
Lilian Starobinas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Giordan, Marcelo (Presidente)
Moura, Manoel Oriosvaldo de
Santos, Flavia Rezende Valle dos
Setton, Maria da Graca Jacintho
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Título en portugués
Interação de professores em fóruns eletrônicos: um estudo de caso do programa Educar na Sociedade da Informação
Palabras clave en portugués
computador no ensino
comunidade virtual
educação à distância
formação de professores
internet
Resumen en portugués
O uso de fóruns eletrônicos como atividade complementar aos programas de formação continuada de professores tem se tornado cada vez mais freqüente com a disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação. Este estudo analisa as estratégias de domínio e apropriação do fórum eletrônico por professores, a partir da análise de interações discursivas na comunidade virtual do programa Educar na Sociedade da Informação, da Universidade de São Paulo. Investigamos também a forma como essa interlocução contribui para a identificação dos sentidos do uso dessas mesmas tecnologias na educação escolar. Observamos nas mensagens as marcas das transformações geradas no processo de comunicação, a partir de peculiaridades dessa tecnologia, como assincronia, comunicação multipolar, suspensão do contexto espacial, utilização da escrita, suporte hipertextual, dependência da infra-estrutura de suporte e equipamentos para acesso. Os referenciais dos estudos socioculturais e da teoria da ação mediada estão na base de nossa metodologia de análise. O conceito de ferramenta cultural, proposto por Lev S. Vigotski e aprofundado por James Wertsch, nos auxilia a verificar as diferentes maneiras encontradas pelos professores para transpor as dificuldades dessa nova situação, como a necessidade de construção contínua de contexto, a criação de identidade da comunidade de interlocução, o convívio com uma temporalidade diferenciada, entre outras. A identificação dos gêneros dos discursos, das diferentes vozes e dos elos entre os enunciados nos permite investigar os contornos das relações dialógicas presentes no fórum, conforme definidas por Mikhail Bakhtin.
Título en inglés
Teachers' interaction in asynchronous discussion groups
Palabras clave en inglés
computer in teaching
distance education
internet
teacher training
virtual community
Resumen en inglés
Asynchronous discussion groups have been increasingly used as supplementary activity in teacher training programs since the spread of Information and Communication Technologies in society. Through the analysis of discursive interactions at the "Educar na Sociedade da Informação" virtual community, a project at University of São Paulo, this research focuses on teachers' strategies of mastery and appropriation of these technologies. It investigates how the dialogue inside this discussion group helps teachers to find meaning to the changes that may arrive in their everyday practice at school. Messages originated in the virtual community are used to track traces of change in the communication process which derive from the specificity of the internet. A sociocultural approach and mediated action theory provide the theoretical framework for our methodology. Lev S. Vygotsky's concept of cultural tools, revised by James Wertsch, helps us verify the ways teachers find to face this new context. Identifying common speech genres, the mobilization of different voices and the connections between utterances in the discussion group lead us to the origin of the dialogic relationships as defined by Mikhail Bakhtin.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-01-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.