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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-17102011-110352
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Righi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Moraes, Carmen Sylvia Vidigal (Presidente)
Giglio, Celia Maria Benedicto
Morettin, Eduardo Victorio
Título em português
O cine educativo de João Penteado: iniciativa pedagógica de um anarquista durante a era Vargas
Palavras-chave em português
cinema educativo
educação libertária
História da Educação
práticas escolares
Resumo em português
Esta pesquisa analisa a experiência do Cine Educativo (1932-1952) na Academia de Comércio Saldanha Marinho, localizada no bairro paulistano do Belenzinho e dirigida pelo educador anarquista João Penteado. O projeto da escola surgiu numa época de intensa discussão, nos meios educacionais e políticos, a respeito da função educativa e formativa do cinema; caracterizava-se por se distanciar, em vários aspectos, das orientações governamentais sobre o assunto, e de alguns consensos presentes nesse debate. As diferenças podem ser relacionadas ao passado da escola: fundada em 1912, com o nome de Escola Moderna nº1, inspirava-se na pedagogia racionalista de Francisco Ferrer e integrava as ações do movimento anarquista em São Paulo. Fechada em 1919 por ordem governamental, a instituição de ensino voltaria a funcionar em 1920, e se manteria ativa até 2002, sem expressar uma postura abertamente anarquista. O estudo das práticas escolares, contudo, revela a continuidade de alguns aspectos da proposta pedagógica libertária, em especial os que eram compatíveis com as idéias defendidas pelo movimento da Escola Nova. O Cine Educativo de João Penteado, ao integrarse à cultura escolar da Academia Saldanha Marinho herdeira da Escola Moderna nº1 - , permite conectar a experiência educacional anarquista no Brasil com a cultura cinematográfica, além de apresentar um contexto diferente de utilização do cinema na educação.
Título em inglês
The Cine Educativo of João Penteado: a pedagogical initiative of an anarchist during the Vargas Age.
Palavras-chave em inglês
educational cinema
History of Education
libertariam education
school practices
Resumo em inglês
This research examines the experience of Cine Educativo (1932-1952) at the Academy of Commerce Saldanha Marinho, located in São Paulo neighborhood of Belenzinho and directed by the anarchist educator João Penteado.The school project came at a time of intense discussion in the educational and political fields, about the educational and formational role of the cinema, characterized by distancing itself in several aspects from the government guidelines on the subject, and from some consensus present in this debateThe differences may be related to the past of the school: founded in 1912 under the name Modern School nº 1, inspired by the rationalist pedagogy of Francisco Ferrer and integrated actions of the anarchist movement in São Paulo. Closed in 1919 by government order, the educational institution would then run again in 1920, and would remain active until 2002, without expressing an openly anarchist position. The study of school practices, however, shows the continuity of some aspects of the pedagogical libertarian proposal, especially those that were compatible with the ideas advocated by the New School movementThe Cine Educativo of João Penteado, when integrated into the school culture of the Academy Saldanha Marinho - heir to the Modern School No. 1 - allows you to connect the anarchist educational experience in Brazil with the cinema culture, besides presenting a different context in using cinema in Education.
 
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DANIEL_RIGHI.pdf (2.61 Mbytes)
Data de Publicação
2011-12-15
 
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