• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-17012011-145950
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Lara da Cruz Lucas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Belintane, Claudemir (Presidente)
Sartore, Anna Rita
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Título em português
Oralidade, psicanálise e ensino de língua materna: experiências com crianças oriundas de ambientes desfavorecidos
Palavras-chave em português
leitura
linguagem
oralidade
psicanálise
Resumo em português
Partindo do entrecruzamento entre a Psicanálise freud-lacaniana, a Linguística, a Educação e estudos que se convencionou chamar equação oralidade-escrita (HAVELOCK, ONG), apresenta-se o relato de experiências com alunos de 1ª à 4ª série em uma escola pública estadual e em uma ONG, ambas situadas na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Nas instituições citadas, implemetou-se um projeto de linguagem que parte do pressuposto central de que o arcabouço de textos orais funciona como possibilitador da leitura fluente e significativa, assim como da escrita autoral que dialoga com os textos da memória. Acreditase ainda que nem sempre a relação dinâmica entre a oralidade e escrita é considerada pelas escolas e pelos métodos de alfabetização que focam a aprendizagem de modo preponderante na escrita nos anos iniciais. A partir de diagnósticos baseados na cultura oral de alunos que, mesmo após os anos dedicados à alfabetização, apresentavam dificuldades de aprendizagem de leitura, procurou-se criar e ministrar estratégias pedagógicas capazes de fundamentar um programa de ensino que considerasse a transição dinâmica entre cultura oral e cultura escrita, através de um conceito de língua mais amplo, baseado nos diálogos entre a Linguística e a Psicanálise, e que desse modo também levasse em conta as manifestações subjetivas que não se enquadram em classificações estanques propostas pelos métodos de alfabetização. Para traçar o percurso teórico-metodológico, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa e por um paradigma mais amplo que considerasse os indícios sutis que davam sinais das dificuldades renitentes dos alunos, para o que recorreu-se à Psicanálise e ao paradigma indiciário de Ginzburg. Os relatos de caso têm como objetivo demonstrar a aplicação da metodologia, apresentando reflexões e possíveis intervenções que podem contribuir para a elaboração de programas de ensino que tenham como preocupação a heterogeneidade da sala de aula brasileira.
Título em inglês
Orality, psychanalisys and teaching of mother tongue: conversation with children coming from ill-favoured environment
Palavras-chave em inglês
language
orality
psychoanalysis
reading
Resumo em inglês
Starting from the crossing of Freud-Lacanian Psychoanalysis, Linguistic, Education (HAVELOCK, NGO) and studies that were formally called oral-literate equation, this paper presents the report of experiments with students from 1st until 4th grade in a state public school and in a NGO, both situated in the West Zone of the city of São Paulo Brazil. Was implemented, in the institutions mentioned, a linguistic learning project that departs from the central conjecture that the repertoire of oral texts works as a enabler of fluent and significant reading, as the authorial written that dialogues with the memory texts. It is believed still that not always the dynamic relationship between orality and written is considered by schools and by the literacy methods, which focus education in a preponderant manner in the written part in its initial years. Based on diagnostics built on the oral culture of students that, even after years dedicated to literacy, presented difficulties in learning how to read, there was an attempt to create and minister pedagogical strategies capable to fundament a teaching program that would consider the dynamic transition among oral culture and written culture, by means of a wider concept of language, based on dialogues between Linguistic and Psychoanalysis, and that at the same time took into account the subjective manifestations that do not fit in rigid classifications proposed by the literacy methods. To outline the theoretical-methodological trajectory, were opted a qualitative research and a wider paradigm that considered the subtle traces that signalized the persistent difficulties from the students, here applied as Psychoanalysis and the Indiciary Paradigm of Ginzburg. The case reports intent to demonstrate the application of the methodology, presenting reflections and possible interventions that can contribute to the elaboration of programs of literacy that have as a concern the heterogeneity in the Brazilian classroom.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-02-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.