• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-16122010-154122
Documento
Autor
Nombre completo
Robson Pereira Calça
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Francisco, Maria de Fatima Simoes (Presidente)
Amaral, Maria Nazare de Camargo Pacheco
Souza, Maria das Gracas de
Título en portugués
Duas escolas, duas expressões do Iluminismo. Rousseau e Condorcet: o futuro que o passado ousou projetar
Palabras clave en portugués
educação
Estado
Iluminismo
instrução
público
Resumen en portugués
Nossa pesquisa situa a sua investigação em um período decisivo, seja para a História da Filosofia Moderna e Contemporânea, seja para a História Política do Ocidente. Trata-se do período em que vigorou o Iluminismo Francês, que, com dois de seus mais eminentes representantes, Rousseau e Condorcet, deixou para a posteridade dois projetos de escola pública, acompanhados de reflexões fundamentais para compreender os autores, por essa parte de suas obras, e esta parte de suas obras por meio das concepções gerais de ambos os autores. Em um período aproximado de apenas vinte anos (de 1770 a 1791), Rousseau traçou em linhas gerais uma escola pública para a Polônia e Condorcet formula um plano completo de instrução pública destinado à França. Analisamos estas duas formulações de instituição escolar, com especial atenção nos conceitos de público e de Estado nelas expressos, pois constituem também eventos extraordinários, que ocorrem nesse período, em primeiro lugar, a recorrência e a intensidade com que é atribuído ao Estado o papel de intermediador da relação que o homem, no âmbito coletivo, travará com o conhecimento e com a virtude; e, em segundo lugar, a própria relação entre a Filosofia e as questões ligadas à coisa pública, tanto na esfera teórica, quanto em suas incursões na vida política européia do século XVIII. Julgamos que, com a pesquisa que ora propomos, poderemos colaborar com a compreensão das concepções de igualdade, liberdade e justiça, defendidas por ambos os autores, bem como do posicionamento de ambos frente a questões como o direito do homem ao conhecimento e o dever do Estado, assim como seu interesse, em fomentá-lo.
Título en inglés
Two schools, two expressions of the Illuminism Rousseau and Condorcet: the future that the past dared to project
Palabras clave en inglés
education
Illuminism
instruction
public
State
Resumen en inglés
This research investigates the decisive philosophical and historical period of French Illuminism. Through the action of two of its imminent proponents, Rousseau and Condorcet, this period consigned to posterity two projects of public school marked by fundamental reflections that are crucial to comprehend the philosophers main views and influences based on this specific part of their work. Concomitantly, to understand this specific part of their work based on the main philosophers views. In only twenty years (from 1770 to 1791), Rousseau conceived in general terms a model of the public school to Poland and Condorcet formulated a complete plan of French public instructions. We analyze these two formulations of school institutions, with particular emphases on the concepts of public and the State that are expressed within these formulations. We do so based of the fact that these concepts have been immortalized as extraordinary contributions of the Illuminism period, which happens for two reasons. First, because of the recurrence and the intensity that made the State to be chosen to play the role of the mediator of the relation that the man would face with knowledge and virtue in the collective ambit. Second, because of the own relation between Philosophy and the issues that have to do with the public, whether in the theoretical sphere or in its inclusion through 18th century European Political life. By developing this research we believe that we are able to collaborate with the comprehension of concepts such as equality, liberty and justice that were all defended by Rousseau and Condorcet; we will also contribute to understand the views of these two philosophers when it comes to themes such as the right of the man to knowledge and the duty of the State as well as its interest in providing it.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
dissert.pdf (897.74 Kbytes)
Fecha de Publicación
2011-01-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.