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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-16122010-103430
Documento
Autor
Nome completo
Ana Luiza Marino Küller
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto (Presidente)
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Masetto, Marcos Tarciso
Título em português
Inovação na educação superior: reflexões sobre a transformação de uma proposta curricular
Palavras-chave em português
currículo
educação superior
inovação educacional
Resumo em português
A educação superior vivencia um momento de grandes transformações. Pressionada pelas mudanças originadas na reconfiguração dos processos produtivos e da globalização e cada vez mais marcada pela expansão e privatização intensas, necessita enfrentar novos desafios e, com isso, tem sido chamada a inovar. Este trabalho propõe-se a fazer uma reflexão sobre a inovação educacional, considerando-a no contexto atual da educação superior. Para isso, inicialmente, discute-se o contexto atual da educação superior, de forma a caracterizar o momento pelo qual as instituições estão passando e quais têm sido as pressões impostas, principalmente relacionadas à massificação, diversificação, financiamento e transnacionalização. Em seguida, apresenta-se o conceito de inovação, destacando sua polissemia e explicitando qual a visão adotada neste trabalho. Finalmente, apresenta-se a proposta de inovação educacional realizada por uma Instituição de Educação Superior, o Centro Universitário Senac, com ênfase em seu modelo curricular. Pretende-se refletir se essa proposta pode ser considerada uma inovação educacional no âmbito da instituição estudada e se, além disso, o modelo curricular construído pode indicar caminhos que contribuam para mudança mais ampla de modelo educacional. Para esta reflexão, utilizou-se como instrumento a análise documental, tendo como fontes documentos institucionais oficiais e não oficiais dos períodos anterior e simultâneo/posterior à proposta de inovação. Foi possível explicitar que a proposta considerada trouxe alterações significativas em pontos-chave e constitutivos da educação superior, bem como reconhecer indicativos de uma ruptura com a situação anteriormente vigente, assumindo, portanto, aspectos inovadores, que podem servir, inclusive, de referência para outras instituições em seus processos de inovação. A investigação realizada abre caminhos para estudos da proposta de inovação em ação, em sua dimensão instituinte, favorecendo, assim, a abordagem do processo de sua implantação.
Título em inglês
Innovation in Higher Education: reflections on the transformation of a curricular proposal
Palavras-chave em inglês
curriculum
educational innovation
higher education
Resumo em inglês
Higher education has been going through a time of major transformations. Pressured by changes arising from the reconfiguration of productive processes and from globalization, and increasingly marked by its intensive expansion and privatization, higher education needs to face new challenges, and therefore innovation is called for. This work sets out to reflect on educational innovation in the current context of higher education. In order to do that, the current context of higher education is initially discussed in such a way as to characterize the moment through which organizations have been going through, as well as the pressures imposed upon them, especially those related to massification, diversification, funding and transnationalization. Next, the concept of innovation is presented by highlighting its polysemy and explaining the view adopted in this work. Lastly, the educational innovation proposal developed by Centro Universitário Senac, a higher education institution, is presented with an emphasis on its curricular model. The aim is to reflect on whether this proposal can be considered an educational innovation in the scope of the institution studied in this work, as well as on whether the curricular model built can show paths that can contribute to a broader educational model change. A document analysis was used for such reflection, and the sources were official and non-official institutional documents from the periods before, during and after the development of the innovation proposal. It was possible to make it explicit that such proposal brought about significant changes in key and constructive aspects of higher education, as well as to identify signs of a rupture with the previous situation, therefore showing innovative aspects that may even be a benchmark for other institutions in their innovation processes. The examination undertaken paves the way to studies on the proposal for innovation in action, in its instituting dimension, thus favoring the discussion of its implementation process.
 
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Data de Publicação
2011-01-13
 
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