• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-16122010-100722
Document
Auteur
Nom complet
Tiago Perestrelo Storti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Abdounur, Oscar Joao (Président)
Chalom, Alegria Gladys
Domite, Maria do Carmo Santos
Titre en portugais
O ensino individualizado: a educação matemática na relação aluno-professor
Mots-clés en portugais
afetividade
aprendizagem
educação matemática
ensino individualizado
Resumé en portugais
O presente trabalho consiste em analisar a importância do ensino individualizado na Educação Matemática, tomando-se como base para esse estudo o Plantão de Dúvidas (período de atendimento aos alunos fora do horário regular de aulas). Tal ensino permite um aprofundamento na relação aluno-professor e preza pela singularidade de cada aluno, respeitando o modo único de pensar e de aprender de cada um. Pretende-se, portanto, compreender como o ensino individualizado ajuda o aluno em seu aprendizado através de questionários a alunos e professores plantonistas, a fim de que sejam ressaltadas as principais características desse ensino. É dada especial atenção à Matemática, devido à grande procura pelo Plantão dessa disciplina, percebendo-se uma dificuldade além da média, enfrentada pelos alunos, comparando-se às outras disciplinas. Através da análise de dados, compreendem-se as características relativas a esse tipo de ensino como valorização do aluno, proximidade, segurança, confiança e afetividade, para que, paralelamente às aulas coletivas, os alunos tenham uma aprendizagem mais efetiva.
Titre en anglais
The individualized teaching: the mathematics education in the studentteacher relationship.
Mots-clés en anglais
affectivity
individualized teaching
learning
mathematics education
Resumé en anglais
The present work is to analyze the importance of individualized teaching in mathematics education, taking as a basis for this study the "Duty of Questions" (period of service to students outside the regular schedule of classes). This allows a deepening education in the student-teacher relationship and values the uniqueness of each student, respecting the unique way of thinking and learnig from each. It is intended, therefore, understand how the individualized learning helps students in their learning through questionnaires to students and teachers on duty, so the main features of this teaching are highlighted. Particular attention is given to mathematics, due to high demand by the Duty of this discipline, realizing there is a difficulty beyond the average, faced by students, comparing to other disciplines. Through data analysis, there is the understanding of the characteristics for that type of education as the appreciation of student, closeness, security, trust and affectivity, that, in addition to group lessons, students have a more effective learning.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Capa.pdf (4.13 Kbytes)
texto.pdf (778.23 Kbytes)
Date de Publication
2011-01-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.