• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Nádia Moura Farhat
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Silva, Maria de Lourdes Ramos da (Presidente)
Amaral, Roberto Galassi
Wood Junior, Thomaz
Título em português
Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
Palavras-chave em português
Didática
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Pedagogia
Pós-graduação
Professores de ensino superior
Resumo em português
Esta pesquisa investiga os saberes pedagógicos de docentes do lato sensu. Para tanto, inicialmente, contextualiza o ensino superior no Brasil e a composição dos saberes docentes: disciplinares, experienciais e pedagógicos. Destes, explicitaram-se a composição e sua inter-relação com a identidade profissional docente, considerando a pedagogia universitária e didática, o processo de ensino e aprendizagem de adultos, o planejamento pedagógico, a prática pedagógica em aula, a formação docente e pesquisas recentes sobre o tema. A pesquisa de campo coletou o perfil dos docentes num questionário on-line e depois, por meio de entrevistas semiestruturadas, os saberes pedagógicos de oito docentes da IES selecionada. Os resultados confirmaram a hipótese inicial. Constatou-se que eles praticamente não tiveram formação pedagógica prévia a sua atuação docente, mas se conscientizaram da importância desses saberes durante seu desenvolvimento profissional, a partir da prática de sala de aula, sem contar com uma fundamentação teórica educacional. As principais dimensões pedagógicas destacadas nas declarações foram a relação construtiva com os alunos e o desenvolvimento de seu pensamento crítico e complexo. Essas constatações subsidiaram propostas relevantes como dar voz aos alunos do lato sensu para que se complementem os resultados obtidos, intensificar o repertório de metodologias que promovam a autonomia do aluno, ampliar a responsabilidade da IES mediante a promoção e o desenvolvimento de ações pedagógicas formativas com o apoio dos coordenadores dos cursos lato sensu e mobilizar o Ministério da Educação (MEC) para fortalecer a regulamentação desses cursos.
Título em inglês
Pedagogical know-how: a study with the faculty of a postgraduate diploma program in Brazil
Palavras-chave em inglês
Didactics
Pedagogy
Postgraduate studies
Teacher training
Teachers of higher education
Teaching and learning
Resumo em inglês
The present study aims to investigate the pedagogical know-how of postgraduate diploma professors. In order to do so, it shall first contextualize higher education in Brazil and the constitution of a facultys disciplinary, experiential and pedagogical know-how. It shall focus on such constitution and its interrelation with teachers professional identity, taking into account university and didactic pedagogy, adult teaching and learning processes, pedagogical planning, pedagogical practice in classrooms, teacher training, and recent studies on the topic. Our field research collected teachers' profiles by means of an online questionnaire. Then, the pedagogical know-how of eight professors from the selected higher education institution was assessed with semi-structured interviews. The results confirmed our initial hypothesis: most of them had not undergone pedagogical training before they started teaching; they noticed their classroom practice lacked a theoretical framework and became aware of its importance during their professional development. The main pedagogical dimensions highlighted in their testimonies were constructive relationships with students, and the development of complex and critical thinking. These findings supported relevant propositions such as giving voice to students so as to complement the results achieved, enhancing the repertoire of methodologies that promote students autonomy, increasing the institutions responsibility by promoting and developing pedagogical training with the support of postgraduate diploma coordinators, and mobilizing the Brazilian Ministry of Education (MEC) to strengthen the regulation of these programs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-11-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.