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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-16092013-122330
Documento
Autor
Nome completo
Paula Nascimento da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de (Presidente)
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do
Crochik, Jose Leon
Margotto, Lilian Rose
Moraes, Amaury Cesar
Título em português
Do ensino básico ao superior: a ideologia como um dos obstáculos à democratização do acesso ao ensino superior público paulista
Palavras-chave em português
Desigualdade social
Ensino médio
Ensino superior
Ideologia
Psicologia da educação
Vestibular
Resumo em português
Diante da preocupação generalizada em relação à qualidade da educação pública básica e às dificuldades de acesso ao ensino superior público em São Paulo, a presente pesquisa se propõe a analisar as condições educacionais que inibem os estudantes das escolas públicas a terem as universidades públicas como possibilidade ou meta ao prestar o vestibular. Defendese, nesse trabalho, que a ausência de perspectiva em relação ao ensino superior, por parte dos estudantes, é mais do que a simples falta de informação do aluno frente ao vestibular. Trata-se antes de um dos efeitos das ideologias envolvidas na constituição e desenvolvimento do sistema educacional brasileiro. É necessário sublinhar também que a escola pública está se habituando à redução das possibilidades de acesso de seus estudantes ao ensino superior. Para tanto, explorou-se a bibliografia sobre o tema, procurando aprofundar uma discussão teórica e analisar dados estatísticos disponíveis sobre o ingresso nos vestibulares de universidades públicas paulistas. Essa pesquisa permitiu apreender efeitos das políticas públicas até agora empreendidas para o acesso ao ensino superior, tanto aquelas adotadas pelos órgãos governamentais como aquelas geradas pelas próprias universidades públicas. Como meio de aprofundar os significados abertos pela palavra dos sujeitos-alvos dessas políticas e vítimas dessa exclusão, entrevistamos jovens estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública paulista a respeito das suas ambições escolares e das suas expectativas de ingresso no ensino superior.
Título em inglês
On the elementary school: Ideology as an obstacle to access higher education in São Paulo
Palavras-chave em inglês
Access to higher education
Educational psychology
Higher education
Ideology
Secondary education
Social inequality
Resumo em inglês
Considering widespread concerns about the quality of the public elementary educational system and about the dificulties to access higher education in São Paulo, this research intends to analize the educational conditions that inhibit students of public schools from seeing public universities as their goal when trying to access higher education. This research defends that the student's absence of perspectives relating to higher education is more than a simple result of the lack of information about the selective process that leads to the public university. We believe it is only one of the many effects of the ideologies involved in the constitution and development of the brazilian educational system. It is also important to underline that the public school is becoming used to the idea that its students will not have the opportunity to access public higher education. To defend these arguments, we have explored the relevant bibliography on the issue, trying to deepen the theoretical discussion and to analize statistical data available about admission in selective processes to public universities in São Paulo. This research allowed us to apprehend the effects of public policies developed by governmental institutions and by public universities regarding the access to higher educational system. Trying to deeply understand the meanings involved in the discourse of those to whom these policies where created and who are the victims of this process of exclusion, we have interviewed young students of a public school in São Paulo about their educational ambitions and their expectations of accessing higher education.
 
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Data de Publicação
2013-09-24
 
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