• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-16092010-093324
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Cesar Lins Rodrigues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Neira, Marcos Garcia (Presidente)
Ferraz, Osvaldo Luiz
Nicolau, Marieta Lucia Machado
Título en portugués
Jogos de construção nas aulas de educação física: alternativa pedagógica para aquisição de competências leitora e escritora
Palabras clave en portugués
ações de autonomia
competências leitora e escritora
cultura corporal infantil
educação física escolar
Jogos de Construção
Resumen en portugués
O presente estudo versa sobre uma pesquisa-ação crítico-colaborativa desenvolvida numa classe de alfabetização em uma escola pública de Cubatão, SP, tendo como objeto principal a construção de competências leitora e escritora numa perspectiva globalizante das aulas de Educação Física. Para tanto, buscou-se nos jogos de construção sob a perspectiva epistemológica de Piaget, o caminho para chegar-se ao objetivo de reverter o quadro de fracasso escolar diagnosticado, nessa mesma classe. Foram aplicados os seguintes procedimentos metodológicos: aulas passeio, história-roteiro, temas geradores, palavras geradoras, roda cantada, lengalenga, colagens alfabetizadoras, dominó das rimas, cartas alfabetizantes, jogos da memória e livro em quadrinhos, todos desenvolvidos sob a forma de jogos de construção. Protocolaram-se as aulas por meio de filmagem em vídeo, fotografias, gravações, registros por escrito e depoimentos dos alunos. Também foram empregados materiais como câmera fotográfica, gravador mp3 e filmadora. Por meio de sessões de vídeo, leitura dos registros escritos, audição das gravações dos depoimentos e observação das fotografias, efetuou-se a análise dos dados coletados. Como resultado menciona-se a reversão do quadro de fracasso escolar detectado no mês de agosto de 2006, ao iniciar-se a pesquisa, juntamente com as ações de autonomia de cada aluno da turma pesquisada que passaram a ser uma constante nas situações de ensino e aprendizagem sugeridas ao longo da pesquisa. Há que se destacar o desenvolvimento de uma postura mais ativa dos pais e demais professores da escola onde foi realizada a pesquisa, em relação às ações de escolarização proposta pela direção e/ou diretoria de ensino.
Título en inglés
Construction Games in the lessons of Physical Education: alternative for reading acquisition of abilities and writer.
Palabras clave en inglés
abilities reading and writer
autonomy action
Construction Games
infantile corporal culture
pertaining to school Physical Education
Resumen en inglés
The present study it turns on a developed critic-colaborative action-research developed in an alphabetization class in a public school of Cubatão, SP, with the main objective of construction of the writing and reading skills in a globalizing perspective in Physical Education lessons. For in such a way, one searched in the games of construction under the epistemológica perspective of Piaget, the way to arrive it the objective to revert the pertaining to school picture of failure diagnosised, in this same classroom. The following metodológicos procedures had been applied: aulas passeio, história-roteiro, temas geradores, palavras geradoras, roda cantada, lengalenga, colagens alfabetizadoras, dominó das rimas, cartas alfabetizantes, jogos da memória e livro em quadrinhos, todos desenvolvidos sob a forma de jogos de construção. The lessons by means of filming in video, photographs, writings, registers in writing and depositions of the pupils had been protocolled. Also they had been used material as camera, recording mp3 and video cam. By means of video sessions, reading of the written registers, hearing of the writings of the depositions and comment of photographs, effected it analysis of the collected data. As result mentions it reversion of the pertaining to school picture of failure detected in the month of August of 2006, when initiating itself it research, together with the actions of autonomy of each pupil of the searched group that had started to be a constant in the situations of suggested education and learning throughout the research. It has that to be distinguished the development of a more active position of the parents and too much professors of the school where the research was carried through, in relation to the actions of escolarização proposal for the direction and/or direction of education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
antonio.pdf (23.69 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-09-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.