• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-16082012-112602
Documento
Autor
Nome completo
Suelen Gregatti da Igreja
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Riolfi, Claudia Rosa (Presidente)
Neves, Maralice de Souza
Pietri, Emerson de
Título em português
O mestrando e sua relação com o conhecimento: efeitos da transferência de trabalho em versões de texto
Palavras-chave em português
Escrita
Formação do pesquisador
Produção do conhecimento
Psicanálise
Responsabilidade sexual
Resumo em português
A presente pesquisa versa a respeito das alterações da relação de um jovem mestrando com o conhecimento da área que pretende ingressar que podem ser depreendidas por meio do cotejamento de versões de seus textos. Considerando a importância que as intervenções do orientador podem ter neste processo, buscamos mostrar as características daquelas intervenções que podem ter, ao menos potencialmente, maior efeito na direção de gerar, por parte do jovem, uma produção subjetivada. Assim, interrogamos: quais parecem ser as características da ação pedagógica, por parte de um orientador, cuja resultante possa ser, por parte do aluno, a insistência no trabalho e a conquista de maior eficiência na leitura e na escrita? Para responder a estas perguntas, analisamos 355 versões de texto escritas por uma jovem pesquisadora, Louise, detendo-nos, sobretudo, na análise das intervenções realizadas por sua orientadora, Jacqueline, nas versões de texto cuja leitura lhe foram demandadas. Trabalhando em uma interface teórica composta pelos estudos da linguagem, da psicanálise e da educação, consideramos, na análise dos dados, a) sua materialidade linguística; b) os indícios dos modos de satisfação singulares do aluno; e c) a intencionalidade pedagógica do orientador, que, deliberadamente, executa ações para proporcionar ao orientando melhores condições para escrever um bom texto. A partir desses três aspectos, buscamos cernir os momentos em que, desejoso de encontrar melhor formulação para suas ideias iniciais, um jovem se volta exclusivamente para o refinamento de seu texto e abandona as boas desculpas para não produzir. Constatamos que as intervenções do orientador parecem poder ser correlacionadas com três fundamentais passagens: 1) da transferência à transferência de trabalho; 2) da vergonha narcísica à vergonha psicanalítica; e 3) da culpa à responsabilidade sexual. Concluímos que, para que a produção do conhecimento ocorra, o orientador deve impedir que a pessoa tente dar consistência a produções sustentadas exclusivamente no seu imaginário. Ele precisa, portanto, sistematicamente não aceitar as versões de texto que respondam, única e exclusivamente, ao que o aluno pensa serem as expectativas da comunidade acadêmica na qual se inseriu, tomando cuidado para não romper o laço entre o par. A análise dos dados permitiu ver que, embora as ações do orientador sejam variadas, aquelas que provocam maior mudança na elaboração de seu aluno estão ligadas à presentificação do incompleto.
Título em inglês
The one taking masters degree and his relationship with knowledge: transference of works effects in text versions
Palavras-chave em inglês
Production of knowledge
Psychoanalysis
Researcher formation
Writing
Resumo em inglês
This research is about the modifications in one young woman taking masters degrees relationship with knowledge in the area that she wants do become a member of. These modifications can be inferred by the confronting versions of her texts. Taking into account the importance of the tutors interventions in this process, we intend to show the particularities of those interventions that can have, even potentially, a greater effect in creating, by the young woman, a singular production. Thus, we ask: what are the particularities of the tutors pedagogical interventions, which final result can be the students insistence in working and the conquest of a better efficiency when reading and writing. In order to answer those questions, we have analyzed 355 text versions written by a young researcher, Louise, we focused on the interventions analysis made by her tutor, Jacqueline, in text versions in which she was asked to read. Taking an theoretical interface formed by language studies, psychoanalysis and educations, we considered, while analyzing the data, a) its linguistic materiality; b) the indications of the authors singular ways of satisfactions; and c) the tutors pedagogical intentionality that, deliberatively, performs actions in order to give the student better conditions to write a good text. From these aspects, we intend to separate he moments in which, willing to find the best formulations to his first ideas, a young woman exclusively focuses on refining her text and gives up the good excuses to stop producing. We have verified that the tutors interventions could be correlated with three main events: 1) from transference to transference of work; 2) from narcissistic ashamedness to psychoanalytical ashamedness; and 3) from guiltiness to sexual responsibility. We have concluded that, in order to make knowledge occurs, the tutors have to restrain the students trial on insisting in productions supported exclusively by his imaginary. The tutor should, therefore, refuse text versions that are a result of what the student thinks that are the academic community expectations in which he wants to be part of, taking good care to keep the link between himself and his partner. The data analysis has allowed us to see that, even though the tutors actions are different, the ones which arise better changing in the students elaborations are related to the incompletes presentification.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-08-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.