• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-16062008-133010
Documento
Autor
Nombre completo
Solange Maria Alves Poli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Oliveira, Marta Kohl de (Presidente)
Pontual, Pedro de Carvalho
Silva, Antonio Fernando Gouveia da
Sirgado, Angel Pino
Teixeira, Edival Sebastião
Título en portugués
Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural.
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento humano e educação
Freire e Vigotski
Psicologia e pedagogia
Resumen en portugués
Tecer o encontro, demonstrar as possibilidades efetivas de diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural. Esse é o objeto central, mobilizador do presente estudo. Oriundo de indagações sobre uma vivência concreta de implementação dos princípios da pedagogia freireana, acabou se constituindo num objeto teórico cuja pesquisa e elaboração fortalecem a tese inicial de que a psicologia histórico-cultural e a pedagógica freireana podem constituir-se mutuamente campos férteis de encontro e diálogo. A tessitura proposta se materializa através da articulação, no âmbito do fundamento teórico, das categorias de trabalho, consciência e linguagem, tal como concebidas pelo materialismo histórico-dialético, compreendido aqui como base comum para o diálogo entre Paulo Freire e Lev Vigotski e, no âmbito interno da teoria psicológica e da pedagogia em questão, as categorias de mediação simbólica, internalização, mediação pedagógica, construção do conhecimento e elaboração conceitual, concebidas como campos teóricos de diálogo desses pensadores. Com base nesse arcabouço teórico, realizo uma reflexão acerca do lugar efetivo do encontro e do diálogo propostos: a escola e a sua organização em torno de processos de construção do conhecimento e desenvolvimento humano. Os resultados alcançados pelo processo de investigação teórica, permitem afirmar, antes e sobretudo, a efetiva possibilidade de diálogo e de encontro entre Paulo Freire e Lev Vigotski e, ainda, acrescentar que, se por um lado a pedagogia freireana pode constituir-se campo fértil de mediação dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, por outro, aquela, constitui-se espaço profícuo de pesquisa sobre os processos do desenvolvimento de modos tipicamente humanos de ser e de pensar, como objetos de investigação desta.
Título en inglés
Freire and Vigotski: a dialogue between freire's pedagogy and historical-cultural psychology.
Palabras clave en inglés
Freire and Vigotski
Human development and education
Psichology and pedagogy
Resumen en inglés
To weave the meeting, to demonstrate the effective possibilities of dialogue between Freire's pedagogy and historical-cultural psychology, this is the mainly objective of this study. From asks about a concrete living of implementation of principles of Freire's pedagogy, it had constituted a theoretical object whose research and elaboration give strength to the initial thesis that historical-cultural psychology and Freire's pedagogy may constitute mutually fields of meeting and dialogue. This weaving proposed becomes material through the articulation, in terms of theoretical found of work, consciousness and language categories, as conceited by historical-dialectical materialism, understood here as common basis for the dialogue between Paulo Freire and Lev Vygotsky, and in terms of psychological theory and pedagogy discussed, the categories of symbolic mediation knowledge construction, internalization, pedagogic mediation and conceptual elaboration, concerned as theoretical patterns of dialogue of these authors. Based on this theoretical framework, I develop a reflection on the effective role of the meeting and dialogue proposed: the school and its organization around processes of knowledge construction and human development. The results reached by the process of theoretical investigation allow to affirm, now and moreover, the effective possibility of dialogue and meeting between Paulo Freire and Lev Vygotsky, and also to add that, on one hand Freire's pedagogy may constitute fertile field of mediation of historical-cultural psychology patterns, on the other, Freire's pedagogy constitutes fruitful space for research about the processes of the development of typically human ways to be and to think, as objects of its investigation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Capa.pdf (128.99 Kbytes)
Capitulo1.pdf (281.01 Kbytes)
Capitulo2.pdf (478.92 Kbytes)
Capitulo3.pdf (311.09 Kbytes)
Capitulo4.pdf (219.50 Kbytes)
Introducao.pdf (171.63 Kbytes)
Referencias.pdf (150.13 Kbytes)
Fecha de Publicación
2008-07-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.