• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-16052019-141940
Documento
Autor
Nombre completo
Daniel Romão da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Santos, Vinicio de Macedo (Presidente)
Costa, José Carlos Oliveira
Lopes, Antônio José
Silva, Alexandre
Vianna, Carlos Roberto
Título en portugués
Educação matemática: equidade e legitimação
Palabras clave en portugués
Análise crítica do discurso
Educação matemática
Educação para todos
Equidade
Resumen en portugués
A presente tese aborda os desdobramentos para o ensino de matemática dos discursos sobre equidade presentes nos documentos oficiais produzidos pela UNESCO e por outras organizações multilaterais durante a década de 1990. A agenda internacional estabelecida por tais documentos assumiu o lema educação para todos como sua principal marca e se ajustou às políticas neoliberais de reestruturação da ordem mundial e ao contexto da globalização. De modo a analisar os referidos discursos, primeiramente foram discutidos os conceitos de igualdade e equidade, assim como sua utilização nos discursos educacionais, particularmente como herança da própria consolidação da escola pública burguesa nos séculos XVIII e XIX. Em seguida, com base no referencial teórico da Análise Crítica do Discurso, foram analisados os principais marcos oficiais da educação para todos, com destaque à Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e, no âmbito nacional, o Plano Decenal de Educação para Todos (1983) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997 e 1998). Finalmente, foram discutidos uma série de perspectivas teóricas em Educação Matemática que poderiam representar contrapontos ao discurso hegemônico no sentido de promover maior igualdade no acesso ao ensino de matemática.
Título en inglés
Mathematical education: equity and legitimation
Palabras clave en inglés
Critical discourse analysis
Education for all
Equity
Mathematical education
Resumen en inglés
The present thesis deals with the implications for the teaching of mathematics of the discourses on equity presented in official documents produced by UNESCO and other multilateral organizations during the 1990s. The international agenda established by such documents has assumed the theme of "education for all" as its main element and conformed to the neoliberal policies of restructuring the world order and the context of globalization. In order to analyze these discourses, the concepts of equality and equity were first discussed, as well as their use in educational discourses, particularly as inheritance of the very consolidation of the bourgeois public school in the eighteenth and nineteenth centuries. Then, based on the theoretical framework of Critical Discourse Analysis, the main official milestones of education for all were analyzed, with emphasis on the World Declaration of Education for All (1990) and, at the national level, the Ten Year Plan of Education for All (1983) and the National Curricular Parameters (1997 and 1998). Finally, a series of theoretical perspectives in Mathematics Education were discussed that could represent counterpoints to the hegemonic discourse in order to promote greater equality in the access to mathematics education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-06-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.