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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-15092009-132216
Documento
Autor
Nombre completo
Inez dos Santos Gossi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Amaral, Maria Nazare de Camargo Pacheco (Presidente)
Cauvilla, Waldir
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Franzini, Fabio
Muraro, Darcisio Natal
Título en portugués
Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos
Palabras clave en portugués
arquitetura
currículo
educação
experiência
instrumentalismo
pragmatismo
Resumen en portugués
Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos é uma pesquisa fundamentada no instrumentalismo deweiano. A tese defende a importância da dimensão arquitetônica para a educação aprofundando com Dewey a necessidade da superação de antagonismos, dentre eles o existente entre arte e vida. Como movimento filosófico, o instrumentalismo não concebe a razão como algo completo por si mesmo, independente da matéria, indiferente às influências dos hábitos, dos instintos e das emoções como fatores ativos da vida, ou seja, independente da experiência. O conceito de experiência é central na filosofia deweiana e sua influência na concepção contemporânea de currículo pode ser constatada no reconhecimento da importância da inter-relação entre sujeito e ambiente no processo educativo; mas a arquitetura como um elemento do ambiente educativo, segundo Antonio Viñao Frago, dificilmente é estudada em sua dimensão antropológica. Frago aponta razões para essa dificuldade que possivelmente dizem respeito à necessidade de superação de antagonismos, assim como as razões para o distanciamento da discussão arquitetônica da sociedade. No entanto, é possível constatar em intervenções arquitetônicas no âmbito da educação, dentre elas o restauro e requalificação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que esses antagonismos podem ser superados como o existente entre cultura e eficiência social.
Título en inglés
Esthetic-artistic experience as educational experience: the necessity of an antagonism surmount
Palabras clave en inglés
architecture
curriculum
education
experience
instrumentalism
pragmatism
Resumen en inglés
Esthetic-artistic experience as educational experience: the necessity of an antagonism surmount defends an architectural dimension to education and proposes with Dewey the necessity of getting over antagonisms. Its instrumentalism doesnt accept the independence of reason and subject, without influence from habits, instincts, emotions as active life factors, that independent from experience. The concept of experience is central in Deweys philosophy and its influence in contemporary curriculum conception can be recognize when supports the importance of the connection between individual and environment in educational process; but the architectural element of educational environment has hardly been studied in its anthropological dimension according to Antonio Viñao Frago. Frago indicates some reasons to that problem, it distances involves the necessity to get over antagonism mainly the antagonism between architectural discussion and society. However, it is possible to see among architectural interventions in formal education, as the restoration and requalification of Medicine College of São Paulo University for example, how the antagonism social efficiency and culture can be surmounted.
 
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InezdosSantosGossi.pdf (487.53 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-12-16
 
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