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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-15082016-154137
Documento
Autor
Nome completo
Rafaela Silva Rabelo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Vidal, Diana Goncalves (Presidente)
Cunha, Marcus Vinicius da
Paulilo, André Luiz
Santos, Ivanete Batista dos
Valente, Wagner Rodrigues
Título em português
Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960)
Palavras-chave em português
Circulação de ideias
Edward Lee Thorndike
História conectada
História da educação matemática
John Dewey
Resumo em português
A presente tese tem como tema as contribuições de Edward Lee Thorndike e de John Dewey no campo da educação matemática. Especificamente, a pesquisa teve como objetivo investigar os processos de circulação das ideias desses educadores na formação matemática de professores do ensino primário no Brasil e as apropriações decorrentes desses processos, centrando a discussão entre as décadas de 1920 e 1960. Os conceitos de circulação, apropriação e histórica conectada, dentre outros, foram operados com base em autores tais como Roger Chartier, Serge Gruzinski, Pierre Bourdieu e Michel de Certeau. Constituíram-se enquanto fontes de pesquisa programas de ensino, manuais pedagógicos, relatórios de viagem, correspondência, jornais e revistas pedagógicas. A análise desenvolveu-se privilegiando os viajantes pedagógicos e os impressos. Quanto a este último, o foco recaiu nos programas de ensino, bibliotecas pedagógicas e manuais pedagógicos. Dentre as conclusões, observa-se o papel importante que os viajantes pedagógicos desempenharam na circulação das ideias de Dewey e de Thorndike, seja na forma de publicações que faziam referência aos educadores estadunidenses, ou por meio da atuação docente na formação de professores. Outros meios de promover essa circulação foram os programas de ensino e bibliotecas pedagógicas, nos quais constam títulos de Dewey e Thorndike e manuais que a eles fazem referência. Em termos de apropriação, percebe-se a presença de Dewey para tratar de assuntos de escopo mais geral da educação, enquanto que Thorndike é mobilizado para discutir questões mais específicas de aritmética, tais como a importância de recorrer a situações e valores reais.
Título em inglês
Destinations and trajectoriess: Edward Lee Thorndike and John Dewey in primary mathematics teacher education in Brazil (1920-1960)
Palavras-chave em inglês
Circulation of ideas
Connected history
Edward Lee Thorndike
History of mathematics education
John Dewey
Resumo em inglês
The following thesis focus on the contributions of Edward Lee Thorndike and John Dewey to mathematics education field. Specifically, the research had as aim to investigate the processes of circulation of these authors ideas in mathematics teachers education in Brazil and the correspondent appropriations, focusing the discussion in the period between 1920s and 1960s. The concepts of circulation, appropriation and connected history, and others, were operated based in such authors as Roger Chartier, Serge Gruzinski, Pierre Bourdieu and Michel de Certeau. Some of the sources were course programs, handbooks, travel reports, correspondence, papers and pedagogical journals. The analysis privileged the pedagogical travelers and the impressions. In relation to the impressions, the focus was the course programs, pedagogical libraries and handbooks. The conclusions point to the important part played by the pedagogical travelers in the circulation of Deweys and Thorndikes ideas, through publications referring to these American educators or based on practice in teachers education. Other ways that promoted the circulation were the course programs and the pedagogical libraries, where there are Deweys and Thorndikes works included or handbooks that mention them. Related to appropriation, Dewey is mentioned referring to general aspects of education, and Thorndike to more specific discussions related to arithmetic.
 
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Data de Publicação
2016-08-24
 
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