• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-15082016-104122
Document
Auteur
Nom complet
Jobi Espasiani
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Barzotto, Valdir Heitor (Président)
Dias, Saulo Sandro Alves
Molina Junior, Sidney Jose
Titre en portugais
Educação musical: leitura de estudos sobre a modinha de salão carioca da primeira metade do século XIX
Mots-clés en portugais
Classes sociais
Discurso
Educação musical
Modinha
Resumé en portugais
Este trabalho visa a compreender as premissas que orientam os pesquisadores do gênero musical modinha de salão carioca da primeira metade do século XIX no que diz respeito à educação musical. Dentro da gama de pesquisa que tem sido feita sobre esse gênero musical, desde a primeira metade do século XX, considero os ensaios Modinhas Imperiais e Cândido Inácio da Silva e o lundu, de Mário de Andrade, publicados em 1930 e 1944, respectivamente, como estudos exemplares ainda hoje. No caso específico do ensaio de 1944, ressalto o fato de o autor paulistano ter buscado o vínculo entre o documento estudado o lundu Lá no Largo da Sé, de Cândido Inácio da Silva e a educação musical de seu autor. Embora na vida cotidiana presuma-se que um músico de concerto tenha de ter uma educação formal específica para isso, nos estudos da canção e, especificamente da modinha carioca no período acima determinado, esse pressuposto nem sempre é levado em consideração. Partindo do princípio de que a chamada música erudita tenha, como centro, uma educação musical formal, não sendo, portanto, apenas resultado da pertença a tal ou qual classe social ou então do talento artístico os referidos estudos de Mário Andrade abriram caminho para uma análise da música histórica por uma perspectiva que inclui sujeitos e espaços, diminuindo, assim, o tônus de análises generalizantes que facilitam orientação ideológico, orientação essa que parece dominar as pesquisas sobre esse gênero de canção. O corpus é formado por estudos sobre a modinha fazendo um percurso temporal que vai de 1930 a 2011.
Titre en anglais
Music education: reading studies about modinha of Rio de Janeiro on the first half of the nineteenth century.
Mots-clés en anglais
Modinha
Music education
Social classes
Speech
Resumé en anglais
This study aims to understand the assumptions that guide researchers of the musical genre modinha of Rio de Janeiro in the first half of the nineteenth century with respect to musical education. Within the range of research that has been done on this musical genre, from the first half of the twentieth century, I consider the essays Modinhas Imperiais and Cândido Inácio da Silva e o lundu, by Mario de Andrade, published in 1930 and 1944, respectively, as exemplary studies still today. In the specific case of the 1944 essay, I emphasize the fact that the paulistano author has sought the link between the study document o lundu Lá no Largo da Sé, de Cândido Inácio da Silva and the musical education of its author. Although in the daily living is presumed to be a concert musician has to have a specific formal education for it, in the song studies and, specifically the modinha of Rio de Janeiro in this specified period, this assumption is not always taken into consideration. Assuming that the so-called classical music has, at its center, a formal musical education, and therefore not only a result of belonging to this or that social class or else the artistic talent the Mario de Andrades studies paved the way for an analysis of historic music for a perspective that includes subjects and spaces, thus reducing the tone of generalizing analyzes that facilitate the ideological perspective; this perspective that seems to dominate the research on this song genre. The corpus consists of studies about modinha making a temporal path that goes from 1930 to 2011.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
JOBI_ESPASIANI.pdf (811.59 Kbytes)
Date de Publication
2016-08-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.