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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-15082016-104122
Documento
Autor
Nombre completo
Jobi Espasiani
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Dias, Saulo Sandro Alves
Molina Junior, Sidney Jose
Título en portugués
Educação musical: leitura de estudos sobre a modinha de salão carioca da primeira metade do século XIX
Palabras clave en portugués
Classes sociais
Discurso
Educação musical
Modinha
Resumen en portugués
Este trabalho visa a compreender as premissas que orientam os pesquisadores do gênero musical modinha de salão carioca da primeira metade do século XIX no que diz respeito à educação musical. Dentro da gama de pesquisa que tem sido feita sobre esse gênero musical, desde a primeira metade do século XX, considero os ensaios Modinhas Imperiais e Cândido Inácio da Silva e o lundu, de Mário de Andrade, publicados em 1930 e 1944, respectivamente, como estudos exemplares ainda hoje. No caso específico do ensaio de 1944, ressalto o fato de o autor paulistano ter buscado o vínculo entre o documento estudado o lundu Lá no Largo da Sé, de Cândido Inácio da Silva e a educação musical de seu autor. Embora na vida cotidiana presuma-se que um músico de concerto tenha de ter uma educação formal específica para isso, nos estudos da canção e, especificamente da modinha carioca no período acima determinado, esse pressuposto nem sempre é levado em consideração. Partindo do princípio de que a chamada música erudita tenha, como centro, uma educação musical formal, não sendo, portanto, apenas resultado da pertença a tal ou qual classe social ou então do talento artístico os referidos estudos de Mário Andrade abriram caminho para uma análise da música histórica por uma perspectiva que inclui sujeitos e espaços, diminuindo, assim, o tônus de análises generalizantes que facilitam orientação ideológico, orientação essa que parece dominar as pesquisas sobre esse gênero de canção. O corpus é formado por estudos sobre a modinha fazendo um percurso temporal que vai de 1930 a 2011.
Título en inglés
Music education: reading studies about modinha of Rio de Janeiro on the first half of the nineteenth century.
Palabras clave en inglés
Modinha
Music education
Social classes
Speech
Resumen en inglés
This study aims to understand the assumptions that guide researchers of the musical genre modinha of Rio de Janeiro in the first half of the nineteenth century with respect to musical education. Within the range of research that has been done on this musical genre, from the first half of the twentieth century, I consider the essays Modinhas Imperiais and Cândido Inácio da Silva e o lundu, by Mario de Andrade, published in 1930 and 1944, respectively, as exemplary studies still today. In the specific case of the 1944 essay, I emphasize the fact that the paulistano author has sought the link between the study document o lundu Lá no Largo da Sé, de Cândido Inácio da Silva and the musical education of its author. Although in the daily living is presumed to be a concert musician has to have a specific formal education for it, in the song studies and, specifically the modinha of Rio de Janeiro in this specified period, this assumption is not always taken into consideration. Assuming that the so-called classical music has, at its center, a formal musical education, and therefore not only a result of belonging to this or that social class or else the artistic talent the Mario de Andrades studies paved the way for an analysis of historic music for a perspective that includes subjects and spaces, thus reducing the tone of generalizing analyzes that facilitate the ideological perspective; this perspective that seems to dominate the research on this song genre. The corpus consists of studies about modinha making a temporal path that goes from 1930 to 2011.
 
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JOBI_ESPASIANI.pdf (811.59 Kbytes)
Fecha de Publicación
2016-08-24
 
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