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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2015.tde-15062015-144515
Documento
Autor
Nome completo
Helena Lobo Freiberg
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Roberto, Lúcia Helena Sasseron (Presidente)
Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Título em português
Elementos catalisadores para a promoção da negociação de sentidos
Palavras-chave em português
Ensino de ciências
Negociação de sentidos
Resolução de problemas
Resumo em português
Neste trabalho, pretendemos discutir o papel da professora na negociação de sentidos entre seus alunos para a resolução de um problema em aula de ciências da natureza para o terceiro ano do Ensino Fundamental. Valendo-nos de estudos que tratam das relações entre pensamento e linguagem e da importância da linguagem para a construção e proposição de conhecimento científico, propomos Elementos Catalisadores para a Promoção da Negociação de Sentidos com o objetivo de analisar as interações entre a professora e os alunos. Nossa análise centra-se na investigação de uma aula em que os alunos devem resolver um desafio a eles proposto e buscamos compreender os processos pelos quais situações de resolução e condições de contorno são negociadas entre alunos e professora e como esta negociação contribui para a possível solução didática do problema. O embate em sala de aula se dá devido a possibilidades de resoluções reais e concretas apresentadas pelos estudantes que, se utilizadas, não permitem o tratamento de ideias e relações que se espera atingir com a proposta. Nossa análise revela o uso, pela professora, destes elementos catalisadores para a promoção de sentidos e também evidencia a utilização de estratégias diversas de negociação para que a construção de soluções pelos alunos possa ser plausível dentro do âmbito didático, revelando um conflito possíveis ações cotidianas e esperadas soluções didáticas para o problema em questão. Considerando que pensamento cotidiano e científico relacionam-se em processos de investigação, é possível afirmar que, neste caso, as situações discursivas foram centrais para o estabelecimento destas relações.
Título em inglês
Elements catalysts for the promotion of negotiation of meanings
Palavras-chave em inglês
Negotiation of meanings
Problem solving
Science education
Resumo em inglês
In this work we intend to discuss the role of the teacher in the negotiation of meaning with the students in order to solve a problem. This was introduced in a third year of elementary school in the natural sciences class. Drawing on studies that address the relationship between thought and language and the importance of language for building scientific knowledge proposition, we propose "Elements catalysts for the Promotion of Senses Trading" in order to analyze the interactions between the teacher and students. Our analysis focuses on the investigation of a class in which students must solve a challenge to them proposed and we seek to understand the processes by which resolution of situations and boundary conditions are negotiated between students and teacher and how this contributes to the negotiation possible solution teaching of the problem. The clash in the classroom is due to possibilities of real and concrete resolutions submitted by students that, if used, do not allow the treatment of ideas and relations we hope to achieve with the proposal. Our analysis reveals the use, by the teacher, of these catalysts to promote sense making and also highlights the use of various trading strategies for the construction of solutions by students may be plausible within the educational context, revealing a possible conflict everyday actions and expected didactic solutions to the problem at hand. Whereas everyday and scientific thinking are related to research processes, it is clear that in this case, the discursive situations were central to the establishment of these relations.
 
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CAPA.pdf (60.55 Kbytes)
CORPO.pdf (1.00 Mbytes)
Data de Publicação
2015-07-08
 
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