• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-15062015-143412
Documento
Autor
Nombre completo
Theda Cabrera Gonçalves Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Santos, Marcos Ferreira dos (Presidente)
Almeida, Rogério de
Ostetto, Luciana Esmeralda
Sperber, Suzi Frankl
Umeda, Guilherme Mirage
Título en portugués
A ético-poética do trabalho sobre si por meio da dramatização de contos filosóficos com mitema iniciático na formação inicial de educadores
Palabras clave en portugués
Contos filosóficos
Dramatização
Ético-poética
Formação de professores
Mitema iniciático
Trabalho sobre si
Resumen en portugués
Esta pesquisa de doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo (USP)/ Brasil teve financiamento CAPES, 2011/2012/2013 e FAPESP 2013/2014/2015. Trata-se de uma investigação acerca do trabalho sobre si (GURDJIEFF, 1990, 1993, 2002, 2003; OUSPENSKY, 1995, 2009; Shah apud VARELLA, 2009; STANISLAVSKI, 1977; TOPORKOV, 1991, GROTOWSKI,1997; BROOK, 1997, 2000) na formação inicial de educadores por meio da dramatização de contos filosóficos (CARRIÈRE, 2004, 2008) com o mitema (DURAND, 1988) iniciático (ELIADE, 2004, 2010; GUSDORF, 2003). A pesquisadora teve a oportunidade de pôr em prática suas propostas por meio da condução de estágios no núcleo de dramatização de contos do Lab_Arte - laboratório experimental de arte-educação e cultura- FE- USP. Os principais eixos metodológicos da pesquisa foram:1) a parte empírica da pesquisa: dramatização de contos filosóficos com mitema iniciático junto aos educadores em formação inicial; 2) o diálogo entre a parte empírica e seus registros com o referencial teórico hermenêutico-fenomenológico (RICOEUR, 1988, 2006, 2013) da mitohermenêutica (ORTIZ-OSÉS, 2003; FERREIRA-SANTOS, 2005; FERREIRA-SANTOS & ALMEIDA, 2012). A tese se apresenta, respectivamente, com dois níveis narrativos: um primeiro nível com as experiências e um segundo nível com as leituras decorrentes do trabalho de investigação, ambos entrecruzados pelos contos filosóficos de forma metalinguística. Acompanha ainda um vídeo-poesia encartado em DVD com registro audiovisual da experiência.
Título en inglés
The ethic-poetics of the work on yourself by means of the dramatization of philosophical tales with initiatic mytheme in the initial training of educators
Palabras clave en inglés
Dramatization
Ethic-poetics
Initiatic mytheme
Philosophical tales
Teacher training
Work on yourself
Resumen en inglés
This doctoral research in Education at the University of São Paulo (USP) / Brazil had CAPES funding, 2011/2012/2013 and FAPESP 2013/2014/2015. This is a research about the work on yoursef (GURDJIEFF, 1990, 1993, 2002, 2003; OUSPENSKY 1995, 2009; Shah apud VARELLA, 2009; STANISLAVSKI, 1977; TOPORKOV, 1991, GROTOWSKI, 1997; BROOK, 1997 2000) in the initial training of educators by means of the dramatization of philosophical tales (CARRIÈRE, 2004, 2008) with the initiatic (ELIADE, 2004, 2010; GUSDORF, 2003) mytheme (DURAND, 1988). The researcher had the opportunity to put in place its proposals by the means the leading of the internships at the core of dramatization of tales at the Lab_Arte- experimental laboratory of art education and culture- FE- USP. The main methodological axes of the research were: 1) the empirical part of the research: dramatization of philosophical tales with initiatic mytheme together educators in initial training; 2) the dialogue between the empirical part and their records with the theoretical framework of the hermeneutic-phenomenological (RICOEUR, 1988, 2006, 2013) of mythe-hermeneutic (ORTIZ-OSÉS, 2003; FERREIRA-SANTOS, 2005; FERREIRA-SANTOS & ALMEIDA, 2012). The thesis is presented, respectively, with two narrative levels: the first level with the experiences and a second level with readings arising from the research work, both of crisscrossed by philosophical tales of metalinguistic form. Still attached a video-poetry in DVD with audiovisual record of experience.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CAPA.pdf (1.85 Mbytes)
CORPO.pdf (1.36 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-07-08
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • FERREIRA-SANTOS, M., e CABRERA, T. A sensibilização da memória por meio dos contos filosóficos na formação de educadores. Revista Educação: Teoria e Prática [online], 2013, vol. 23, n. 44, p. 95-111. [acesso 2016-04-11]. Disponível em : <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7356>
  • FERREIRA-SANTOS, M., e CABRERA, T. Uma ética-poética do sagrado no hermenêutico 'trabalho sobre si' por meio do jogo dramático com base em contos filosóficos. Religare (UFPB) [online], 2013, vol. 10, n. 2, p. 132-141. [acesso 2016-04-11]. Disponível em : <http://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/17477>
  • GONÇALVES, T. C., e FERREIRA-SANTOS, M. A dramatização de contos filosóficos como contribuição à arte-educação. Revista e-Curriculum (PUCSP) [online], 2014, vol. 12, n. 1, p. 1012-1032. [acesso 2016-04-02]. Disponível em : <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/13497>
  • CABRERA, T., e FERREIRA-SANTOS, M. A ética-poética do trabalho sobre si por meio da dramatização de contos filosóficos de mitema iniciático na formação inicial de educadores. In Currículo na contemporaneidade : internacionalização e contextos locais : atas [online], Braga, 2014. Braga : Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2014. p. 2081-2088. [acesso 2016-04-02]. Disponível em : <http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30984>
  • CABRERA, T., e FERREIRA-SANTOS, M. O hermenêutico 'trabalho sobre si' por meio do jogo dramático com base em contos filosóficos: uma ética-poética do sagrado na arte-educação. In Anais do Colóquio Internacional Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia, V, Niterói, 2013. Niterói : UFF, 2013.
  • CABRERA, T., e FERREIRA-SANTOS, M. Sensibilização da memória por meio dos contos filosóficos. In Anais do I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, I, São Paulo, 2013. São Paulo : EACH-USP, 2013.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.