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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Diana Zaraya Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Mate, Cecilia Hanna (Presidente)
Chiquito, Ricardo Santos
Christov, Luiza Helena da Silva
Título em português
A prática dos combinados no processo de legitimação moral no governo da criança e da infância
Palavras-chave em português
Combinados
Discurso
Governamentalidade
Sujeito
Resumo em português
A presente pesquisa teve por objetivo problematizar os combinados, essa prática aparentemente comum na educação de criança pequena, aquela da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. A análise foi realizada a partir de alguns escritos foucaultianos, bem como de autores que se valem deste, em torno de conceitos como governamentalidade, sujeito e relações de saber-poder e se debruça sobre os discursos produzidos pela Revista Nova Escola (1996 a 2015) ao utilizar tal prática, observando o modo como esse periódico opera para que tais discursos se tornem regimes de verdade. Consequentemente, a dissertação também envolveu uma releitura de teóricos construtivistas que, de certa forma, estão envolvidos nas teorias e nos discursos que possibilitaram a conjectura para que os combinados se tornassem parte da prática cotidiana das escolas. No contexto acima exposto, a pesquisa problematizou as receitas contidas em alguns dos conteúdos dos periódicos, as condutas dos professores (leitores da revista) no que se refere à produtividade para incluir tal prática em seus planos de aula, a representação da palavra combinado para as crianças e, principalmente, como todos esses sujeitos (professores, alunos, orientadores etc.) podem tornar-se reprodutores dos mesmos discursos. A análise envolveu também investigar se, e como, os combinados se tornaram regimes de verdade; como podem estabelecer determinadas formas de relações de poder; e como contribuem para que o aluno seja visto como sujeito moderno, racional, essencial, que se autogoverna.
Título em inglês
The practice of the "agreements" in the process of moral legitimation of the government of children and childhood
Palavras-chave em inglês
Agreements
Discourse
Governmentality
Subject
Resumo em inglês
This research aimed to problematize and discuss the "agreements" which is apparently a common practice in child education of early childhood and in the early years of primary school. The analysis was carried out from some Foucault scholars, as well as writings of authors who use this around the concepts such as governmentality, subject and know-power to study the discourse produced by the Magazine Nova Escola (1996 to 2015) observing how it works in order to become real schemes. Consequently, this dissertation also involved the rereading of constructivist theorists who are involved in the theories and discourses that made it possible to conjecture the agreements to become part of the daily practice in schools. In the context above, the survey discussed the "recipes contained in some of the contents of the journals, the conduct of teachers (readers of the magazine) as regards the productivity to include this practice in their lesson plans, the representation of the words agreed for children and, primarily, as all these subjects (teachers, students, counselors, etc.) can become players of the same speeches. The analysis also involved investigating whether, and how, the agreements became real regimes and how they can establish powerful relationships and how they help the students to be seen as modern, rational and self-governed beings.
 
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Data de Publicação
2018-02-23
 
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