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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-14122015-164230
Documento
Autor
Nombre completo
Eloisa Marques Miguez
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Machado, Nilson Jose (Presidente)
Macedo, Lino de
Mahfoud, Miguel
Menezes, Luis Carlos de
Ramos, Dalton Luiz de Paula
Título en portugués
Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida
Palabras clave en portugués
Análise existencial
Conhecimento
Consciência
Educação
Sentido
Valores
Resumen en portugués
Este trabalho, que considera o tema do "sentido da vida" como um componente antropológico e sua relação com a formação humana, é uma investigação teórica sobre como a educação se insere na trajetória existencial entre o ser e o sentido, sob a perspectiva da Análise Existencial fundada pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl. A crise atual da educação apresenta estreito vínculo com a problemática mais ampla e difusa da síndrome da falta de sentido que acomete o homem e a cultura contemporânea, denominada como vazio existencial. Pensar a educação sob esse enfoque implica responder à exigência de uma visão de homem capaz de fazer frente às limitações dos sistemas educativos de cunho determinista e, sobretudo, considerar o processo formativo a partir dos recursos psiconoéticos e sua intrínseca educabilidade. O ser humano é compreendido como existência livre e responsável, cuja marca essencial é sua "vontade de sentido" dinamismo motivacional da existência e, por extensão, do agir educativo. Embora profundamente entranhado numa situação e com ela comprometido, vê-se confrontado com um universo de conteúdos objetivamente válidos (sentido, significados e valores), cuja "alteridade" garante a tensão que se estabelece entre sujeito e objeto, entre ser e dever-ser. Essa projetividade educativa desemboca na ação, como resposta ativa que permite à pessoa configurar-se a si mesma. A análise existencial de Viktor Frankl não somente oferece elementos que podem contribuir de forma enriquecedora para questões atuais do fazer educativo; em perspectiva mais ampla, pode ser proposta como uma "ciência de fundamento" com respeito ao saber pedagógico, no que concerne ao âmbito epistemológico e ético.
Título en inglés
Education in Viktor Frankl: between the existential emptiness and the meaning life
Palabras clave en inglés
Awareness
Education
Existential analysis
Knowledge
Sense
Values
Resumen en inglés
This work, which considers the theme meaning of life as an anthropological constituent and its relation to the human development, is a theoretical investigation into how education fits the existential path between the being and the sense, in the perspective of the Existential Analyses founded by the Viennese psychiatrist Viktor Emil Frankl. The existing crisis in education has a close relation to the lack of sense syndrome that affects humans and the contemporary culture, known as existential emptiness. Thinking about education based on this approach is to respond to the demand of a concept of man capable of facing the limitations of educational systems in a deterministic nature and more importantly, to consider the training process from the psychonoetic resources and its intrinsic educability. The human being is understood as a free and responsible existence, whose essence is its will to meaning motivational dynamism of existence, and by extension, the education act. Although deeply entrenched and committed to a situation, the human being is faced with a universe of contents that are objectively valid (sense, meaning and value), whose alterity ensures the tension established between the subject and the object, between being and must be. This projective education leads into action as an active response that allows one to conform to oneself. The existential analyses of Viktor Frankl not only offers elements that may make a major contribution to current issues of the educational do, but in a broader perspective, may also be proposed as a science of foundation associated with the pedagogical knowledge, in relation to the epistemological and ethical framework.
 
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TESE.pdf (1.61 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-12-23
 
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