• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-14102014-142235
Documento
Autor
Nombre completo
Heloisa Gonçalves Jordão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Santos, Sandoval Nonato Gomes (Presidente)
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
Santos, Marcelo Giordan
Título en portugués
O trabalho de alfabetização: aspectos didáticos e interacionais
Palabras clave en portugués
Alfabetização
Dispositivos didáticos
Interação
Trabalho docente
Resumen en portugués
Com interesse em captar as especificidades do trabalho docente, esta investigação visa analisar como o professor mobiliza uma série de recursos para instaurar o contexto de ensino e criar as condições de ingresso dos alunos nas atividades escolares propostas. O conjunto e a aplicação desses recursos compõem o gesto profissional nomeado emprego de dispositivos didáticos (SCHNEUWLY, 2009). Para compreender como são construídos esses dispositivos, investigamos as atividades aplicadas em uma turma de alfabetização ao longo de uma sequência didática planejada em torno do gênero textual parlenda, com o intuito de contemplar duas dimensões constitutivas do trabalho docente, a saber: i) sua natureza didática: as tarefas, os objetos de ensino visados e os instrumentos de ensino utilizados (SCHNEUWLY; DOLZ 2009); e ii) sua natureza interacional: como são organizados os comportamentos verbais e não verbais de alunos e professora materializados em sequências interacionais. (MEHAN, 1979). A geração dos dados consistiu no acompanhamento de aulas em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na região metropolitana de São Paulo, por meio de registros em áudio, audiovídeo e caderno de campo durante o primeiro semestre escolar de 2011. Toda a pesquisa foi realizada de maneira colaborativa entre alfabetizadora e pesquisadora, o que possibilitou compor um quadro detalhado do cotidiano escolar, de forma a compreender as regularidades e especificidades do contexto de atuação docente (HORIKAWA, 2008). A descrição dos dados aponta para os modos com que a professora alfabetizadora combina instrumentos de natureza diversa de modo a engajar a maior parte dos alunos na realização de tarefas. Nesse cenário, o texto configura-se como instrumento de trabalho central para o ensino do sistema de escrita alfabética.
Título en inglés
Literacy work: didactic and interactional aspects
Palabras clave en inglés
Didactical devices
Interaction
Literacy
Teachers work
Resumen en inglés
Due to the interest of collecting particularities of teaching work, this research intends to analyze how the teacher uses several resources to establish an education environment that enables students to participate in the proposed activities. The set of resources and its application compose the teaching gesture called application of didactical devices (SCHNEUWLY, 2009). To understand how these devices are built, we analyzed the activities given in a classroom during a didactic sequence that was planned about parlenda (nursery rhymes) with the objective to consider two typical dimensions of teachers work: i) didactic nature: tasks, teaching objects targeted and didactical devices applied (SCHNEUWLY; DOLZ 2009) and ii) its interactional nature: how verbal and non-verbal behaviors between student and teacher are organized and then materialized in interactional sequences (MEHAN, 1979). The data generated was originated from the observation of a second year Elementary Class of a Public School in São Paulo area. The information was collected through audio, video and notes during the first scholar term in 2011. All the research was made in a collaborative way between researcher and teacher in charge of the class which allowed to depict a detailed description of everyday school life in order to understand the recurring and specific procedures applied by the teacher in charge (HORIKAWA, 2008). All data description points to the ways the teacher combines several kinds of instruments in order to engage the students to perform tasks. In this scenario the text appears as a central instrument of work for the teaching of the alphabetic writing system.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-10-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.