• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-14102014-102343
Documento
Autor
Nombre completo
Michelle Larissa Gandolfo Pansarelli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis (Presidente)
Dalbosco, Claudio Almir
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Título en portugués
Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
Palabras clave en portugués
Educação
Estado de natureza
Natureza civil
Rousseau
Resumen en portugués
O presente trabalho busca analisar as obras de Rousseau Discurso sobre a Origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (Segundo discurso) e Emílio ou da Educação de forma a apresentá-las como obras complementares no que se refere aos conceitos de Natureza e educação. A hipótese central repousa na ideia de que Rousseau encontra, no Segundo discurso, um problema no desenvolvimento social da humanidade e busca, a partir da construção de um homem adequadamente educado no Emílio, concertar o erro cometido pela espécie no passado. Essa leitura nos leva a compreensão de que existe uma natureza humana dada pela natureza e uma segunda natureza construída pelo homem, a qual deve ser construída de forma a não prejudicar a primeira. A pesquisa é bibliográfica com caráter teórico e, subsidiariamente histórico. Foram consideradas em especial as duas obras clássicas tomadas como objeto de estudo.
Título en inglés
Nature and educacion: a study about Jean-Jacques Rousseaus Second Discourse and Emile.
Palabras clave en inglés
Civil nature
Education
Rousseau
State of nature
Resumen en inglés
This study seeks to analyze the works of Rousseau's Discourse on the Origin and Foundations of inequality among men (Second Discourse) and Emile, or on Education in order to present them as complementary works in relation to the concepts of life and education. The central hypothesis rests on the idea that Rousseau finds in his Second Discourse an issue in the social development of mankind and seek, troughout the construction of a properly educated man Emile , to fix the error comitted by our species in the past. This reading leads us to understand that there is a human nature given by Nature and a second nature built by man, which must be constructed so as not to undermine the first. This paper is based on bibliographic research with theoretical foundation and historical elements. Especial consideration was given to the two classical works subject of this study.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-10-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.