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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-14072017-151540
Documento
Autor
Nome completo
Caroline Seixas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Santos, Sandoval Nonato Gomes (Presidente)
Lousada, Eliane Gouvêa
Pietri, Emerson de
Título em português
Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado
Palavras-chave em português
Ensino de língua portuguesa
Estágio supervisionado
Formação docente inicial
Relatório de estágio
Resumo em português
Com o objetivo de compreender os efeitos específicos que a passagem pela Universidade fornece aos estudantes de Licenciatura em Letras (habilitação em português), este estudo analisa relatórios de estágio produzidos em um curso de formação docente inicial, considerando que os estudantes de Licenciatura, em réplica ao processo de formação no qual estão inseridos, constroem, no plano discursivo, imagens que se encontram materializadas textualmente nos relatórios. Como embasamento teórico, admitimos a proposta dos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 2003), a concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 2006) e a teoria das formações imaginárias de Pêcheux (PÊCHEUX, 1997). A análise aponta para diferentes formações imaginárias contidas no plano discursivo dos textos constituintes do corpus, envolvendo o olhar que os sujeitos participantes da pesquisa demonstram sobre a escola, a docência e o processo de formação docente em que estão inseridos. Depreende-se que a passagem pela academia modela o olhar do futuro professor de maneiras diversas, na medida em que os relatos de estágio ancoram-se no discurso acadêmico ao revelar, discursivamente, distintas concepções de docência, descrever a instituição escolar por vezes realçando a negatividade, por vezes complexificando seus aspectos, bem como demonstrar diferentes experiências vivenciadas pelos sujeitos no diálogo estabelecido com todo seu processo de formação docente.
Título em inglês
How it behooves teaching education: images of teachers future under supervised internship experience
Palavras-chave em inglês
Initial teaching education
Internship report
Portuguese language teaching
Supervised internship
Resumo em inglês
In order to understand specific effects provided by University experience to students who go through Portuguese Language Licentiate Degree, this study analyses internship reports written along initial teaching education, taking into consideration that such students, as a response to the educational process they have been through, build images which are textually materialized on their reports, on discursive level. As theoretical foundation, we have considered New Literacy Studies (STREET, 1984, 2003), Bakhtinian Language Conception (BAKHTIN, 2006) and the theory of imaginary construction by Pêcheux (PÊCHEUX, 1997). Such analysis shows different imaginary constructions within discursive level on texts which constitute corpus, taking into account the view of survey subjects on school, teaching experience itself and teaching education process they belong to. It is surmised that going through the academy molds vision of prospective teachers in many ways, as internship reports anchor on academic speech while disclosing discursively distinct teaching conceptions, describing scholar institution with emphasis on negative aspects, complicating them, as well as showing different situations experienced by subjects on the dialogue with all their teaching educational process.
 
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CAROLINE_SEIXAS.pdf (1.26 Mbytes)
Data de Publicação
2017-08-08
 
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