• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-14062010-161439
Documento
Autor
Nombre completo
Ivanilson Bezerra da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Hilsdorf, Maria Lucia Spedo (Presidente)
Barreira, Luiz Carlos
Mendes, Marcel
Título en portugués
A cidade, a Igreja e a escola: relações de poder entre maçons e presbiterianos em Sorocaba na segunda metade do século XIX
Palabras clave en portugués
cidade
educação protestante
igreja
maçonaria
política
presbiterianismo
Resumen en portugués
Na segunda metade do século XIX, entre os anos de 1870-1900, a cidade de Sorocaba começa a experimentar um acentuado processo de modernização articulada por agentes sociais que faziam parte do campo político sorocabano. Este período é caracterizado pela replanejamento do espaço urbano, fim da mão de obra escrava para a mão de obra assalariada, início do processo de industrialização e estabelecimento da República. Neste contexto histórico-social, várias instituições escolares faziam parte do campo educacional sorocabano, entre elas, a Escola Protestante de confissão de fé Presbiteriana. Segundo a perspectiva adotada neste trabalho, esta escola manteve relações de poder com vários campos sociais, pois sua proposta vinha ao encontro dos ideais modernizadores e republicanos postulados pela elite sorocabana, formada por maçons, comerciantes, industriais, negociantes, professores, intelectuais e outros, que via a educação como instrumento capaz de solidificar os seus ideais. Portanto, o objetivo deste trabalho é investigar como a proposta educacional protestante norteamericana de confissão presbiteriana (1876-1896) contribuiu com o processo de modernização da cidade de Sorocaba, para a configuração do campo religioso sorocabano e para a estruturação das relações de poder construídas por vários agentes sociais. Acentua-se, ainda, que o presbiterianismo em Sorocaba não somente disputou o campo religioso, mas também o educacional, e para tanto, posicionou-se politicamente (campo político) optando por legitimar os ideais de matriz republicano-maçônica.
Título en inglés
The City, the Church and School: power relations between masons and presbyterians in Sorocaba in the second half of the nineteenth century
Palabras clave en inglés
church
city
masonry
politics
presbyterianism
protestant education
Resumen en inglés
In the second half of the nineteenth century between the years 1870-1900, the city of Sorocaba begins to experience a strong process of modernization articulated by social workers who were part of the political Sorocaba. This period is characterized by the redesign of urban space, end of slave labor to wage labor, beginning the process of industrialization and the establishment of the Republic. This socio-historical context several educational institutions were part of the educational Sorocaba, including the School of Protestant confession of the Presbyterian faith. According to the perspective adopted in this study, this school has maintained relations of power with various social fields, for his proposal met the modernizing ideals and Republicans demanded by elite sorocabana formed by masons, merchants, industrialists, merchants, teachers, intellectuals and others, I saw education as an instrument to solidify its ideals. Therefore, the objective of this study is to investigate how the proposed educational Protestant North American Presbyterian confession (1876-1896) contributed to the modernization of the city of Sorocaba, in the setting of a religious Sorocaba and the structuring of power relations made by various social actors. Emphasis is also that Presbyterianism in Sorocaba not only played in the religious field, but also educational, and to this end, positioned himself politically (the political) choosing to legitimize the Republican ideals of matrix-Masonic
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-07-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.