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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-14062010-151115
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Regina Lima Pinheiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Moraes, Amaury Cesar (Presidente)
Catani, Afranio Mendes
Franco, Marilia da Silva
Título em português
Educação, memória e cinema: um estudo comparativo das representações sociais da escola em "Os incompreendidos" e em "Machuca"
Palavras-chave em português
análise fílmica
cinema
educação
formação de professores
memória
representações sociais
Resumo em português
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo verificar quais são as representações sociais sobre a escola, a partir da comparação entre os filmes Os incompreendidos (1959) e Machuca (2004). Adotou-se, para esse fim, a análise da estrutura narrativa do longa-metragem ficcional, sabendo-se que é o produto cinematográfico mais acessível a um público mais amplo. É necessário salientar que, ao trabalhar com imagens, sabe-se que não existe uma leitura fixa e predeterminada, mas sim leituras particulares de imagens que concatenadas com teorias apresentam novo sentido. A análise dos dados será feita, em boa medida, à luz das teorias narratológicas de David Bordwell.
Título em inglês
Education, memory and cinema: a comparative study about the social representations of the school in The 400 blows and in Machuca
Palavras-chave em inglês
cinema
education
film analysis
memory
social representations
teacher training
Resumo em inglês
This dissertation aims verify what are the social representations about the school, through the comparison between the films The 400 blows (1959) and Machuca (2004). For this purpose, was adopted the analyze of narrative structure of fictional feature film, knowing that it is the cinematographic product more accessible for a wider audience. It is necessary emphasize when you work with images that there is not a fixed and predetermined reading, but there are private readings that concatenated with theories bring new meanings. The data analyze was largely done based on narratological theories from David Bordwell.
 
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Data de Publicação
2010-07-14
 
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