• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-14052019-123037
Documento
Autor
Nome completo
José Carlos de Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Moraes, Carmen Sylvia Vidigal (Presidente)
Correia, Walter Roberto
Góis Junior, Edivaldo
Neira, Marcos Garcia
Vago, Tarcisio Mauro
Título em português
História da formação de professores de educação física em regime especial na Universidade Estadual do Piauí: 1998 - 2006
Palavras-chave em português
Educação física
Formação de professores
Regime especial
Uespi
Resumo em português
A presente tese se propôs a fazer um estudo histórico de como historiograficamente ocorreu a formação dos professores no contexto da Universidade Estadual do Piauí nas cidades de Parnaíba, Picos e Floriano, a partir do período da expansão e interiorização de cursos de graduação em Licenciatura Plena em Educação Física na modalidade Regime Especial, no período de 1998 a 2006, para atender a professores Leigos, aprovados em processo vestibular atendendo à legislação do plano decenal normatizada através da LDB 9394/96 e lei do Fundef (9424/96). Com o objetivo de conhecer a história da formação de professores de Educação Física na modalidade Regime Especial pela Uespi, investiga-se o processo de expansão e interiorização, caracteriza-se o perfil dos docentes egressos e analisa-se a perspectiva histórica dessa formação. A Uespi possibilitou aos piauienses a ampliação de conhecimentos científicos acadêmicos, favorecendo, assim, à democratização e valorização do ensino e dos profissionais da educação no Piauí. Metodologicamente, esta tese constituiu-se uma pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de produção de dados e aplicação de questionário a 56 sujeitos, entrevista semiestruturada de profundidade com 27 sujeitos e análise através da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os sujeitos se formaram em Educação Física no Regime Especial graduação oferecida pela Universidade Estadual do Piauí no período de férias em serviço de 1998 a 2006. Na conclusão dessa pesquisa, pretendeu-se mostrar que o regime especial, enquanto modalidade formativa, estruturada como curso superior, em nível de graduação, na modalidade Licenciatura Plena, não se constituiu como opção mais adequada para proporcionar uma boa formação aos professores de Educação Física em exercício na escola pública do Piauí, respectivamentes nas cidades de Parnaíba, Picos e Floriano, tendo visto que o modelo formativo proposto e desenvolvido pela Uespi apresentava muitos limites no que se refere aos aspectos estruturais e poucas possibilidades referente à formação a partir da imposição da lei, assim como levando em conta o tempo para a realização da formação, o espaço e as experiências vivenciadas pelos docentes nas diferentes cidades que adotamos para se analisar a formação docente em cursos desta natureza. Ressalta-se que a contribuição deste trabalho pode ter seus limites, entretanto a explicitação das intervenções externas das políticas de formação de professores e seus desdobramentos na prática dos alunos-professores busca evidenciar não só submissão aos apelos do neoliberalismo, presente naquele momento político que vivia o Brasil, especialmente o Piauí, mas também conhecer a relevância naquele momento histórico da presença da Universidade Estadual do Piauí no processo de formação de professores de Educação Física em Regime Especial.
Título em inglês
History of teacher education in special regime at the State University of Piauí: 1998-2006
Palavras-chave em inglês
Physical education
Special regime
Teacher training
Uespi
Resumo em inglês
The present thesis has proposed to make a historical study of how historiographically occurred the formation of teachers in the context of the State University of Piauí in the cities of Parnaíba, Picos and Floriano, from the period of expansion and make internally the undergraduate courses in full degree in Physical Education in the Special Regime modality, from 1998 to 2006, to attend lay teachers, approved in the entrance exam process in compliance with the legislation of the decennial plan normalized through LDB 9394/96 and Fundef's law (9424/96). With the objective of knowing the history of Physical Education teachers training in the Special Regime modality by Uespi, it investigates the process of expansion and internalization, characterize the profile of the egressed teachers and analyze in historical perspective of this formation. Uespi enabled people from Piauí to expand academic scientific knowledge, thus favoring the democratization and enhancement of education and education professionals in Piauí. Methodologically, this thesis was constituted in a qualitative research which goes through the strategy of data production application of questionnaire to 56 subjects and semi-structured interview of depth with 27 subjects and analysis through the technique of Content Analysis (Bardin, 2016). They graduated in Physical Education in the Special Regime undergraduate offered by the State University of Piauí in the period of vacation in in-service training from 1998 to 2006. In conclusion for this research, it was intended to show that the special regime as a formative modality, structured as a college course, at the graduation level, was not a more adequate option to provide a good training to Physical Education teachers in the public school of Piauí, respectively in the cities of Parnaíba, Picos and Floriano, the training model proposed and developed by Uespi, presented few limits regarding the structural aspects and many possibilities related to the formation from the imposition of the law, as well as according the time for the realization of the training, the space and the experiences lived by the teachers in the different cities that we chose to analyze the teacher training in courses of this nature. It should be emphasized that the contribution of this work can have its limits, however, the explicit external interventions of teacher education policies and their development process in the studentteacher practice, searches not only to submit to the appeals of neoliberalism, present at that political moment who lived in Brazil, especially in Piauí, but also to know the relevance in that historical moment of the presence of the State University of Piauí in the process of training Physical Education Teachers in Special Regime.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-06-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.