• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-14052019-121520
Documento
Autor
Nombre completo
Jean Lopes Ordeas Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Kenski, Vani Moreira (Presidente)
Batista, Erlinda Martins
Costa, Maria Luiza Furlan
Título en portugués
Grupos que pesquisam sobre formação de professores e educação a distância no Brasil: um retrato
Palabras clave en portugués
Educação
Educação a distância
Formação de professores
Grupos de pesquisa
Pesquisa
Resumen en portugués
Esta dissertação originou-se de um estudo mais amplo, coordenado pela Profª. Drª. Vani Kenski, com o apoio da Associação Brasileira de Educação a Distância ABED, de 2016 a 2017, com o objetivo de identificar os grupos cadastrados no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, que estudam educação a distância no Brasil. Como um aprofundamento do estudo anterior, esta pesquisa focou nos grupos que pesquisam a relação educação a distância e formação de professores e teve como objetivo geral: identificar e analisar as características e produções dos grupos de pesquisa acadêmicos da área de Educação que pesquisam sobre formação de professores e educação a distância (EaD). Tem como objetivos específicos: 1) Identificar e apresentar as principais características dos grupos de pesquisa da área de Educação que pesquisam sobre formação de professores e educação a distância; 2) Averiguar os interesses de pesquisa desses grupos sobre formação de professores e EaD e; 3) Investigar e analisar a produção científica dos líderes e/ou principais pesquisadores dos grupos de pesquisa da área de Educação que pesquisam sobre formação de professores e EaD. A pesquisa utilizou como método, o estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa, para analisar os dados. Foram analisados os perfis de 26 grupos que se encaixaram nos critérios de seleção e entrevistados 6 líderes. Também foi analisada a produção dos últimos 5 anos dos grupos, ligadas à temática EaD e formação de professores. O percurso e os resultados da pesquisa estão distribuídos em 5 capítulos; nos quais o primeiro apresenta a perspectiva e os procedimentos metodológicos utilizados para executar a pesquisa. No capítulo 2, apresentamos a revisão de literatura de produções que atendem aos requisitos e constata-se a ausência de estudos sobre os grupos que pesquisam EaD e formação de professores. O capítulo 3 traz um breve histórico da pesquisa no Brasil e revela que a instituição dos grupos de pesquisa foi tardia, pois, os mesmos passaram a ser catalogados apenas em 1993, pelo CNPq. No capítulo 4, analisamos as características e a composição dos grupos, sob diversos aspectos, como tempo de existência, número de integrantes, parcerias e titulação dos pesquisadores. As entrevistas são analisadas no capítulo 5, a partir de questões orientadas por roteiro prévio, com o objetivo de aprofundar os temas surgidos na análise dos perfis dos grupos, bem como levantar outros pontos não disponíveis na plataforma do diretório dos grupos de pesquisa. O capítulo 6 é dedicado à análise das produções dos grupos cujas líderes foram entrevistadas, lançando foco sobre a relação dos temas EaD e formação de professores, metodologia, referencial teórico e abordagem utilizadas. Os indicativos finais apontam, entre outros, para a necessidade de maior integração e parcerias entre os grupos, surpreendentemente a necessidade de políticas de fomento e internacionalização das ações dos grupos de pesquisa.
Título en inglés
Groups that research teacher formation and distance education in Brazil: a portrait
Palabras clave en inglés
Distance education
Education
Research
Research groups
Teacher formation
Resumen en inglés
This dissertation originated from a broader study coordinated by Prof. Dr. Vani Kenski, supported by the Brazilian Association of Distance Education (ABED), from 2016 to 2017, which aimed to identify the groups that study distance education in Brazil and are registered in the directory of the National Council for Technological and Scientific Development (CNPQ). As an expansion of the previous study, this research focused on groups that research the relations between distance education and teacher formation, and had the following general goals: identify and analyze the characteristics and production of these academic groups. The specific goals are: 1) Identify and introduce the main characteristics of the groups within the education scope that research about teachers formation and distance education; 2) Ascertain the focus of research in these groups on teacher formation and distance education; and 3) Investigate and analyze the scientific production of the leaders and/or the main researchers in these groups. The research used a multiple-case study method with a qualitative approach to analyze data. Profiles from 26 groups that matched the selection criteria were analyzed and six leaders were interviewed. The groups scientific production of the past five years was also analyzed. The procedure and results of the research are divided between five chapters, being the first one about the perspective and the methodological protocols used to conduct the research. In chapter 2, I introduce the review of the productions that matched the criteria and attest the absence of studies that analyze groups that research about distance education and teacher formation. Chapter 3 brings a brief history on research in Brazil and verifies that the genesis of research groups was late, and these were only catalogued by CNPq in 1993. In chapter 4, I analyze the characteristics and composition of the groups, under various aspects, such as time of existence, number of people, partnerships and researchers titles. The interviews are analyzed in chapter 5, from questions previously formulated, aiming to further explore the topics arisen from the analysis of the groups profiles, as well as discuss other topics not available on the directory platform of the research groups. Chapter 6 is dedicated to analyze the scientific production of the groups whose leaders had been interviewed, focusing on the connections between teacher formation and distance education, methodology, theoretical framework and approach used. The evidences ensure, among others, the urgency of better integration and partnerships between groups, and the necessity of public policies to promote internationalization of the research groups actions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-06-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.