• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-13082013-163356
Document
Auteur
Nom complet
Ana Beatriz Feltran Maia
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Bontempi Junior, Bruno (Président)
Carvalho, João do Prado Ferraz de
Carvalho, Marta Maria Chagas de
Titre en portugais
O ensino superior em O Estado de S. Paulo: uma análise dos editoriais de Laerte Ramos de Carvalho sobre a USP (1947 - 1964)
Mots-clés en portugais
Carreira docente
Cidade Universitária
Ensino superior
Laerte Ramos de Carvalho
O Estado de S. Paulo
Universidade de São Paulo
Resumé en portugais
A pesquisa identificou e analisou os editoriais do jornal O Estado de S. Paulo (OESP) que tratavam do tema ensino superior durante os anos de 1947 e 1964. Esse período foi escolhido pois o responsável pela editoriais educacionais no momento era Laerte Ramos de Carvalho, professor da Universidade de São Paulo e seguidor dos princípios educacionais do periódico. O objetivo do trabalho era analisar como Laerte Ramos de Carvalho atualizou, por meio dos editoriais, os princípios educacionais do jornal, frente as disputas e embates que o ensino superior passou no momento. As fontes principais usadas para a análise foram os editoriais que tratavam do ensino superior, porém dentro do conjunto, foi feito um recorte temático. Como o principal objeto de apreciação de Ramos de Carvalho era a Universidade de São Paulo (USP), optou-se pela análise de dois assuntos referentes a ela e de suma importância para a manutenção dos princípios e moldes originais dados por seus fundadores: a regulamentação da carreira docente e a construção da Cidade Universitária. Os editoriais eram o local de anunciação e defesa dos ideais educacionais de OESP e Ramos de Carvalho seu porta voz na esfera pública e dentro da universidade. Assim, a pesquisa tem por referencial teórico a compreensão do documento jornalístico como registro que expressa as diversas facetas da complexidade da conjuntura sociocultural ao qual pertence, além de evidências do próprio lugar social da imprensa. Ramos de Carvalho é compreendido como intelectual, pois por meio dos editoriais ele debatia e dialogava sobre as questões do ensino superior com a opinião pública, prezando pela manutenção dos princípios educacionais dos fundadores da USP, grupo ligado ao jornal OESP. A pesquisa permitiu concluir que a campanha travada pelo jornal pela criação da carreira docente na USP tinha por objetivo a conservação da tradição científica criada pelos professores estrangeiros na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), enquanto a campanha pela construção da Cidade Universitária era pela concretização dos princípios de integração e universalidade do conhecimento, depositados na FFCL, centro unificador da universidade.
Titre en anglais
Higher education in the O Estado de S. Paulo: an analysis of Laerte Ramos de Carvalho s editorials about USP (1947-1964)
Mots-clés en anglais
Higher education
Laerte Ramos de Carvalho
O Estado de S. Paulo
Teaching career
Universidade de São Paulo
University City
Resumé en anglais
The research identified and analyzed the editorials of the newspaper O Estado de S. Paulo (OESP) that addressed the issue higher education during the years 1947 and 1964. This period was chosen because the responsible of educational editorials at the time was Laerte Ramos de Carvalho, professor at the Universidade de São Paulo and follower of the educational principles of the journal. The aim of this study was to analyze how Laerte Ramos de Carvalho updated, through the editorials, the educational principles of the newspaper, front the wheeling and dealing that higher education has passed at the moment. The main sources used for the analysis were the editorials that dealt with higher education, but inside the assembly, was made a thematic focus. As the main object of appreciation Ramos de Carvalho was the Universidade de São Paulo (USP), we chose to analyze two issues related to it and of paramount importance for the maintenance of the principles and original molds given by its founders: regulation the teaching profession and the construction of University City. The editorials were the site of announcing and defending the ideals of educational OESP and Ramos de Carvalho was his spokesman in the public sphere and within the university. Thus, the research is theoretical understanding of journalistic document as a record that expresses the many facets of the complexity of the sociocultural environment to which it belongs, as well as evidence of the proper place of social media. Ramos de Carvalho is understood as an intellectual, because through the editorials he dialogued and debated on issues of higher education with public opinion, valuing maintenance of educational principles of the founders of the USP, group linked to newspaper OESP. The research concluded that the campaign waged by the newspaper for the creation of a teaching career at USP was engaged in the conservation of scientific tradition established by foreign teachers in the Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), while the campaign for the construction of University City was the realization of the principles of integration and universal knowledge, deposited in FFCL, unifying center of the university.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-08-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.