• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-13062008-142838
Document
Auteur
Nom complet
Flávio Boleiz Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Paro, Vitor Henrique (Président)
Adrião, Theresa Maria de Freitas
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Titre en portugais
Pistrak e Makarenko: pedagogia social e educação do trabalho.
Mots-clés en portugais
Educação democrática
Escola do trabalho
Participação
Trabalho coletivo em educação
Resumé en portugais
Esta pesquisa bibliográfica procura investigar os trabalhos pedagógicos de Moisey Mikhaylovich Pistrak na Escola Lepechinski, em Moscou - Rússia -, e Anton Semiónovitch Makarenko na Colônia Gorki, em Poltava e Khárkov - Ucrânia. Ambas experiências retratam o momento histórico de construção da União Soviética, na primeira década após a Revolução de Outubro. Tanto na educação escolar de Pistrak como na educação não escolar de Makarenko, as relações entre trabalho - como atividade constitutiva da condição humana - e educação se estabeleceram de maneira muito clara, caracterizando os modelos adotados por esses educadores como pedagogias críticas, de um caráter social e ligadas à realidade dos educandos. A formação de sujeitos autônomos, criativos e integrados a uma sociedade que valoriza o trabalho coletivo se constituiu no objetivo principal de cada um desses educadores. O presente trabalho procura destacar esses aspectos da pedagogia socialista de Pistrak e Makarenko, buscando contribuir para uma reflexão acerca dos valores da educação contemporânea e das características democráticas como fundamentos para a gestão educacional.
Titre en anglais
Pistrak and Makarenko: social pedagogy and work's education.
Mots-clés en anglais
Democratic education
Participative education
School of work
Team educational work
Resumé en anglais
This research was made to study, in books, pedagogical work done by Moisey Mikhaylovich Pistrak in Lepechinski School, Moscow, Russia, and Anton Semiónovitch Makarenko in Gorki Colony, Poltava and Kharkov, Ukraine. Their experiments were held during the historical period of building Soviet Union, in the first decade post October Revolution. Both of their schoolarship educational programs, work relationships , as human constitutive conditon, and education had been stablished, were done in very clear basis, setting theirs as a criticism model of pedagogy, connecting the reality of the studentes in a stated social character. Autonomy, creative and integration among the individuals valued their team work providing autonomy to people. This work intends to highlight the socialist Pistrak and Makarenko aspects, in order to contribute to a valued contemporaty education and the democratic characteristics as educational administration basis.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-07-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.