• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2001.tde-13062007-165511
Documento
Autor
Nombre completo
Giselle Fernandes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Dietzsch, Mary Julia Martins (Presidente)
Lajolo, Marisa Philbert
Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de
Título en portugués
Livros de Redação no Brasil: o começo de uma história
Palabras clave en portugués
Composição
Escola
Exercicios de estylo
Língua portuguesa
Livro didático
Pesquisa histórica
Redação
Resumen en portugués
Esta dissertação analisa dois livros didáticos produzidos no final do século XIX e voltados especificamente para a prática da construção de textos, dentro das aulas de Língua Portuguesa. São eles Exercicios de Estylo, de Felisberto de Carvalho, publicado em 1885, e Livro de Composição para o curso complementar das escolas primárias, de Olavo Bilac e Manoel Bonfim, publicado em 1899. O trabalho se inicia com um panorama geral do que foi a escolarização no Brasil até o século XIX, acompanhando-a desde sua etapa de surgimento, com a escola religiosa trazida pelos jesuítas no século XVI, até o momento de transformação do país em República. A partir daí passa-se à análise de Exercicios de Estylo, observando a estrutura geral do livro, a escolha de temas propostos para redação, as preocupações lingüísticas expressas na obra, entre outras questões. Em seguida, o estudo se centra sobre o Livro de Composição, verificando os mesmos aspectos mencionados acima. Na etapa de conclusões, procura-se comparar os livros a partir de sua maior ou menor vinculação à estrutura dos Livros de Leitura, coletâneas de textos, literários ou não, de diferentes autores, que a escola privilegiava como material de apoio para aulas de diversas disciplinas, no final do século XIX, e observar em que medida as duas obras em questão se voltam para questões estritamente de linguagem ou organização textual.
Título en inglés
Composition textbooks in Brazil: the beginning of a history
Palabras clave en inglés
Brazilian education
Composition
Historical research
Learning
Portuguese language
Writing
Resumen en inglés
This work analyses two school textbooks written in the end of XIX century and related to the teaching of composition in Portuguese Language. These books are Exercicios de Estylo, from Felisberto de Carvalho, published in 1885, and Livro de Composição para o Curso Complementar das Escolas Primárias, from Olavo Bilac and Manoel Bonfim, published in 1899. The chapter one discusses the books of composition as a subject within the area of studies of the teaching of Portuguese Language and presents the questions that motivate the analyses of the chosen books. The chapter two brings general information about the first steps on the process of Brazilian school’s organization, from the 16th. century to the 19th. century. The chapter three discusses Exercicios de Estylo, focusing on its structure, subjects suggested to the writing of compositions by students and linguistic questions presented in the book. The chapter four studies Livro de Composição para o Curso Complementar das Escolas Primárias, focusing on the same points that were observed in Exercicios de Estylo. Finally, the chapter five suggests conclusions that the analysis of the books pointed for, specially concerning to the connections that can be made between books of composition and “Livros de leitura".
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
mestradoGiselle.pdf (658.36 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-07-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.