• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-12122018-141440
Documento
Autor
Nombre completo
Natalia Ferrarini Giopato
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Francisco, Maria de Fatima Simoes (Presidente)
Calça, Robson Pereira
Kawauche, Thomaz Massadi
Título en portugués
As fontes greco-romanas no pensamento político-pedagógico de Rousseau
Palabras clave en portugués
Antiguidade clássica
Cidadania
Educação
Esparta
Roma
Rousseau
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho é investigar os referenciais clássicos como parâmetros fundamentais no desenvolvimento da teoria de Rousseau, e como o autor analisava as sociedades modernas respaldado nessas fontes, orientando-se na elaboração de sua crítica social. As inúmeras referências à Antiguidade greco-romana, em suas obras, não apenas testemunham uma vinculação e apropriação muito particulares a esses temas, mas demonstram um enaltecimento ao ideal de cidadania vivido pelos espartanos e romanos. Isso posto, propõe-se compreender o lugar da Educação no entendimento da relevância desses parâmetros clássicos para a constituição da teoria rousseauniana, especificamente, no que diz respeito ao arquétipo de cidadania. Nas cidades-modelo de Rousseau, todo o ambiente fomentava a formação do almejado cidadão: não se tratava de uma proposta específica de educação aqui ou acolá, mas de uma arquitetura política a partir da qual crianças e jovens eram engendrados no seio de sua pátria a se constituírem cidadãos na e pela vida em comunidade. A partir desse raciocínio, pretende-se resgatar parte significativa do pensamento de Rousseau, alicerçada no legado greco-romano, mais especificamente, sobre a Esparta clássica e Roma republicana, como recursos para adentrar nos fundamentos político-educacionais dessas sociedades e entender o impacto desse legado na constituição da filosofia e da pedagogia de Rousseau, associadas às ideias de identidade nacional e virtude cívica. A finalidade deste estudo, portanto, é investigar a adesão do genebrino a esses exemplos históricos verificando se, de fato, há um alicerce primordial do âmbito político-formativo das suas cidades-modelo a partir do qual o autor se pautaria.
Título en inglés
The Greco-Roman sources in the politicalpedagogical thought of Rousseau
Palabras clave en inglés
Citizenship
Education
Rome
Rousseau
Sparta Classical antiquity
Resumen en inglés
The objective of this work is to investigate the classical references as fundamental parameters in the development of Rousseau's theory, and how the author analyzed the modern societies based in these sources, orienting himself in the elaboration of his social criticism. The innumerable mentions to the Greco-Roman antiquity, in his studies, testify a particular connection and appropriation to this themes and it shows an appreciation by the ideal of citizenship that characterize the Spartans and Romans. In view of this, it is proposed to understand the place of Education to understand the relevance of these classic parameters to the constitution of Rousseau's theory, specifically, the archetype of citizenship. In the Rousseau's model cities, all the ambience fostered the formation of the citizen: it was not a specific proposal of education, here or there, but a political architecture from which children and young people were engendered in the bosom of their homeland to become citizens in and for the life in community. From this reasoning, it is intended to rescue a significant part of Rousseau's thought, based on the Greco-Roman legacy, more specifically, about classical Sparta and republican Rome, as resources to enter the political-educational foundations of these societies and to understand the impact of this legacy in the constitution of Rousseau's philosophy and pedagogy, associated to the ideas of national identity and civic virtue. Therefore, the purpose of this study is to investigate the adhesion of the studious to these historical examples, verifying if, in fact, there is a primordial foundation of the political-formative scope of his model cities from which the author would be based.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-01-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.