• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-12122018-102856
Document
Auteur
Nom complet
Rosangela Maria Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Moraes, Dislane Zerbinatti (Président)
Camargo, Luís Fernando de Freitas
Sarteschi, Rosangela
Titre en portugais
Ressignificando o uso da literatura para educação étnico-racial
Mots-clés en portugais
Formação de professores
Literatura
Relações étnico-raciais
Resumé en portugais
O presente trabalho teve como objetivo articular e compreender os conceitos de formação, função da Literatura e discutir sobre relações étnico-raciais no Brasil, especialmente do negro, assim como fazer uma breve retomada dos rumos da lei 10.639, alterada pelo parecer 11.645, considerando o contexto escolar. Nesse sentido, este estudo procurou mostrar as possibilidades em torno da prática docente sem a pretensão de sistematizar atitudes procedimentais em sala de aula. Participaram desta pesquisa 23 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de São Paulo e dois de seus professores. Ao grupo de estudantes foi aplicado instrumento de pesquisa formado por textos literários que contêm a temática étnico-racial do negro em seus enredos. Os professores concederam as duas entrevistas que fazem parte do corpus de análise desta dissertação. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa com aspectos que a inserem dentre os estudos etnográficos e propôs um estudo de caso que envolveu os sujeitos de pesquisa acima citados, reunindo-os em encontros no formato de aula-oficina, conforme os pressupostos de Barca (2004). O referencial teórico foi constituído por autores que estudam e problematizam as questões étnicos-raciais relacionadas ao negro, discutem o uso da Literatura no desenvolvimento do processo de humanização do indivíduo e de que forma o conceito de formação pode ser compreendido como parte da experiência do sujeito na sua relação com ele e com o mundo. Para isso, foram muito importantes os estudos de Gomes (2012), (2005), Candido (1974), Freire (2002) e Larrosa (2007). Na análise dos dados, constatamos que os estudantes através das interações com o texto literário, puderem atribuir significados ou ressignificar a dimensão coletiva e social da realidade da qual fazem parte, o que foi externado nos registros das impressões de leitura elaboradas por eles. Por sua vez, os professores entrevistados apontaram para uma prática docente que requer uma desconstrução de modelos educativos vigentes e que assume o compromisso em formar uma sociedade mais igualitária e, especialmente para a população negra, não racista.
Titre en anglais
Resigning the use of literature for ethnic-racial education
Mots-clés en anglais
Ethnic-racial relations
Literature
Teacher training
Resumé en anglais
The present work had as its objective to articulate and understand the concepts of formation, function of Literature and to discuss ethnic-racial relations in Brazil, especially the Negro, as well as to make a brief resumption of the directions of law 10.639, modified by the opinion 11.645, considering the school context. In this sense, this study sought to show the possibilities around the teaching practice without the pretension to systematize procedural attitudes in the classroom. Participated in this research 23 students of the 7th grade of Elementary School of a school of the municipal network of the city of São Paulo and two of its teachers. To the group of students was applied research instrument formed by literary texts that contain the ethnic-racial theme of the black in its entanglements. The teachers gave the two interviews that are part of the corpus of analysis of this dissertation. The research was characterized by being qualitative with aspects that insert it among the ethnographic studies and proposed a case study that involved the research subjects mentioned above, gathering them in meetings in the format of workshop class, according to the assumptions of Barca ( 2004). The theoretical reference was composed by authors who study and problematize ethnic-racial issues related to black, discuss the use of Literature in the development of the process of humanization of the individual and how the concept of formation can be understood as part of the subject's experience in his relationship with him and with the world. For this, the studies of Gomes (2012), (2005), Candido (1974), Freire (2002) and Larrosa (2007) were very important. In the analysis of the data, we find that students through interactions with the literary text can assign meanings or re-signify the collective and social dimension of the reality of which they are part, which was expressed in the records of the reading impressions elaborated by them. In turn, teachers interviewed pointed to a teaching practice that requires a deconstruction of educational models that do not commit themselves to forming a more egalitarian society, and especially to the non-racist black population.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-01-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.