• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-12122018-095902
Document
Auteur
Nom complet
Beatriz Brunaldi Perez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Ehrenberg, Mônica Caldas (Président)
Lima, Solange Rodovalho
Raiça, Darcy
Titre en portugais
Educação infantil inclusiva: a corporeidade e o brincar na diferença
Mots-clés en portugais
Brincar
Corporeidade
Educação infantil inclusiva
Resumé en portugais
A presente pesquisa de Mestrado apresentou e analisou dados coletados durante intervenção no campo em que pretendeu investigar como as práticas corporais e o brincar aconteciam na Educação Infantil e como essas práticas auxiliam na socialização, no aprendizado e no desenvolvimento de crianças pequenas Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Para tal, acompanhamos e analisamos os diversos momentos da jornada educativa de duas escolas públicas de Educação Infantil (pré-escola) no município de São Bernardo do Campo. Os instrumentos de coleta de dados para a pesquisa foram registros fotográficos e filmagens, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras responsáveis das duas instituições de ensino, bem como coleta e análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico das duas escolas-alvo da pesquisa e a Proposta Curricular do município. Os dados foram confrontados com base na bibliografia estudada, além da discussão acerca do diagnóstico e da formação de professores(as). A pesquisa revelou que as práticas corporais e as ações brincantessão importantes para o desenvolvimento, aprendizado e para a socialização de todas as crianças presentes no contexto escolar,possibilitando que elas (re)criem, experimentem, sejam crianças. Além disso, discutimos o papel do(a) professor(a), a importância do olhar e saber ouvir as crianças, (re)aprendendo a brincar e a se conhecer, dando espaço e voz para a criança aprender e usufruir da brincadeira da melhor maneira.
Titre en anglais
Inclusive early childhood education: the corporeality and the play in the difference
Mots-clés en anglais
Corporeality
Inclusive early childhood education
Play
Resumé en anglais
This current Master´s research showed and analyzed the data collected during the field´s intervention that intended to investigate how body practices and play happened in the Early Childhood Education and how these practices assist in the socialization, learning and development of little children with special needs. To that end, we observed and analyzed the different moments of the educational journey in two Early Childhood Schools (preschool) in the municipality of São Bernardo do Campo. The data collection instruments for the research were: photographic register and shooting, as well as semi structured interviews with the teachers responsible for those two public schools, and also, collection and analysis of documents, such as the Political Pedagogical Project of those two target-schools and the Curricular Proposal of the municipality. The data were compared based on the bibliography studied, in addition to the discussion around the diagnosis and the teachers formation. The research revealed that body practices and the action of playing are important to the development, learning and socialization of all children in the scholar context, allowing them to (re)create, experiment, be children. Besides that, we discussed the teacher´s role, the importance of seeing andlistening to the children, (re)learning to play and to get to know themselves, giving the children space and a voice, so that they can learn toenjoyplaying the best way.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-01-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.