• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-12122018-095902
Documento
Autor
Nombre completo
Beatriz Brunaldi Perez
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Ehrenberg, Mônica Caldas (Presidente)
Lima, Solange Rodovalho
Raiça, Darcy
Título en portugués
Educação infantil inclusiva: a corporeidade e o brincar na diferença
Palabras clave en portugués
Brincar
Corporeidade
Educação infantil inclusiva
Resumen en portugués
A presente pesquisa de Mestrado apresentou e analisou dados coletados durante intervenção no campo em que pretendeu investigar como as práticas corporais e o brincar aconteciam na Educação Infantil e como essas práticas auxiliam na socialização, no aprendizado e no desenvolvimento de crianças pequenas Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Para tal, acompanhamos e analisamos os diversos momentos da jornada educativa de duas escolas públicas de Educação Infantil (pré-escola) no município de São Bernardo do Campo. Os instrumentos de coleta de dados para a pesquisa foram registros fotográficos e filmagens, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras responsáveis das duas instituições de ensino, bem como coleta e análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico das duas escolas-alvo da pesquisa e a Proposta Curricular do município. Os dados foram confrontados com base na bibliografia estudada, além da discussão acerca do diagnóstico e da formação de professores(as). A pesquisa revelou que as práticas corporais e as ações brincantessão importantes para o desenvolvimento, aprendizado e para a socialização de todas as crianças presentes no contexto escolar,possibilitando que elas (re)criem, experimentem, sejam crianças. Além disso, discutimos o papel do(a) professor(a), a importância do olhar e saber ouvir as crianças, (re)aprendendo a brincar e a se conhecer, dando espaço e voz para a criança aprender e usufruir da brincadeira da melhor maneira.
Título en inglés
Inclusive early childhood education: the corporeality and the play in the difference
Palabras clave en inglés
Corporeality
Inclusive early childhood education
Play
Resumen en inglés
This current Master´s research showed and analyzed the data collected during the field´s intervention that intended to investigate how body practices and play happened in the Early Childhood Education and how these practices assist in the socialization, learning and development of little children with special needs. To that end, we observed and analyzed the different moments of the educational journey in two Early Childhood Schools (preschool) in the municipality of São Bernardo do Campo. The data collection instruments for the research were: photographic register and shooting, as well as semi structured interviews with the teachers responsible for those two public schools, and also, collection and analysis of documents, such as the Political Pedagogical Project of those two target-schools and the Curricular Proposal of the municipality. The data were compared based on the bibliography studied, in addition to the discussion around the diagnosis and the teachers formation. The research revealed that body practices and the action of playing are important to the development, learning and socialization of all children in the scholar context, allowing them to (re)create, experiment, be children. Besides that, we discussed the teacher´s role, the importance of seeing andlistening to the children, (re)learning to play and to get to know themselves, giving the children space and a voice, so that they can learn toenjoyplaying the best way.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-01-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.