• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-12112010-155159
Document
Auteur
Nom complet
Antonio Sérgio Gonçalves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de (Président)
Broide, Jorge
Schilling, Flavia Ines
Titre en portugais
Adolescência e drogas: uma trama discursiva fechada
Mots-clés en portugais
adolescentes
análise do discurso
aspectos sociais
discurso
drogas
educação
formação
psicanálise
Resumé en portugais
Esta pesquisa trata das atuais produções discentes acadêmicas sobre o tema adolescência e drogas e a relação com o discurso de professores sobre esta temática. O referencial teórico utilizado é a obra de Freud e demais autores psicanalíticos e como referencial teórico-metodológico foi empregada a análise de discurso como método de pesquisa em psicologia aproximada da psicanálise, proposto por Guirado. Foram levantadas pesquisas que, classificadas, receberam tratamento quantitativo e qualitativo buscando, entre seus objetivos e resultados alcançados, novos indicadores que permitissem avaliar o alcance destes estudos, possibilitando uma nova visão sobre a temática. Como trabalho de campo foi acompanhado um fórum virtual sobre a opinião de professores sobre o tema drogas na escola: como enfrentar o problema, por um período de 42 meses, o que permitiu uma análise sobre o conjunto, bem como, por meio da análise de discurso, proceder ao exercício no tratamento das opiniões, buscando compreender como esta temática falava, ao mesmo tempo, dos seus autores e das cenas de enunciação. Considerados os conceitos de adolescência sob a perspectiva da psicanálise e da análise histórico-crítica, bem como, sobre as características das substâncias psicoativas e tipos de usuários, compreender a trama discursiva entre os resultados das produções discentes e o discurso de professores. A análise dos dados obtidos neste estudo aponta para uma possível clausura discursiva entre o discurso intelectual-acadêmico e o discurso de professores, indicando especial cuidado para o tratamento do tema.
Titre en anglais
Adolescence and drugs: a discursive closed.
Mots-clés en anglais
adolescence education
discourse formation
discourse analysis
drugs
psychoanalysis
social aspects
Resumé en anglais
This research deals with the current students' academic productions related to the theme adolescence and drugs and its relation to the discourse of teachers on this issue. The theoretical basis is the works of Freud and other psychoanalytic authors and, as a theoretical and methodological reference was employed discourse analysis as research method in psychology approximate to psychoanalysis, proposed by Guirado. Research that were raised, graded, treated quantitatively and qualitatively seeking, among its objectives and achievements, new indicators that allow assessing the scope of these studies, allowing to enabling a new view on the topic. As fieldwork was followed a virtual forum on the teachers' opinion on the topic "Drugs in schools: facing the problem," for a period of 42 months, which allowed an analysis on the whole, as well as through the discourse analysis, proceed to exercise the treatment of opinion and trying to understand how this theme was speaking at the same time, its authors, and scene of enunciation. Considering the concepts of adolescence from the perspective of psychoanalysis and historical-critical analysis, as well as on the characteristics of psychoactive substances and types of users, understand the discursive productions between the results of students and the school teachers' speech. The analysis of data from this study points to a possible speech closure between intellectual-academic discourse and the discourse of school teachers, giving special care to treat the subject.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
capa.pdf (103.79 Kbytes)
corpo.pdf (1.60 Mbytes)
Date de Publication
2010-11-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.