• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-12082016-172451
Documento
Autor
Nombre completo
Dayse Cristina Araujo da Cruz
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Pietri, Emerson de (Presidente)
Colello, Silvia de Mattos Gasparian
Lopes, Márcia Cristina Romero
Título en portugués
Os modos de apropriação da perspectiva psicogenética sobre aquisição do sistema de representação escrita em pesquisas acadêmicas
Palabras clave en portugués
Alfabetização
Aquisição da escrita
Construtivismo
Interdiscurso
Psicogênese
Resumen en portugués
Neste trabalho, investiga-se os modos pelos quais a perspectiva psicogenética sobre aquisição da escrita, teorizada por Emília Ferreiro e colaboradores, teria produzido efeitos na produção acadêmica sobre alfabetização entre os anos 1985 e 1989, no estado de São Paulo. Apreenderam-se diferentes perspectivas teóricas em relação de concorrência discursiva, com o objetivo de discutir e compreender as mudanças geradas nos modos de constituição e circulação de discursos sobre aquisição da língua escrita. Dessa forma, analisou-se os modos de produção do discurso acadêmico sobre alfabetização (em investigações científicas) para que se pudesse conhecer as concepções sobre a temática que circulavam naquele período, evidenciando que este discurso se interconstituiu em relação ao discurso pedagógico. Notou-se que os discursos produzidos no campo acadêmico ocasionaram implicações, tanto no âmbito das políticas públicas, no que se refere à alfabetização nas séries iniciais, bem como no que tange às questões da (re)estruturação da escola básica. Conhecer o movimento de expansão na oferta da Educação Básica permitiu compreender tanto as tensões discursivas que se estabeleceram entre as instâncias responsáveis por essa reestruturação, bem como aquelas observadas no âmbito social, inclusive no discurso oficial (em políticas públicas educacionais). A análise se fundamentou no arcabouço teórico da Linguística Textual (KOCH, 2011) e na Análise de Discurso de linha francesa, pois se partiu do princípio de que todo discurso se constitui enquanto interdiscurso (MAINGUENEAU, 2005). Compuseram o corpus de análise artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas da área de Educação, Linguística e Psicologia, entre os anos de 1985 e 1989, período em que pesquisas acadêmicas evidenciaram a crescente circulação do construtivismo no Brasil. Observou-se que o discurso acadêmico sobre alfabetização construtivista, fundamentado na teoria de base psicogenética, constitui-se interdiscursivamente e teve seus limites estabelecidos, não só em relação a discursos do campo pedagógico, mas também em relações de confronto e/ou de aliança com discursos acadêmicos sobre alfabetização fundamentados em perspectivas teóricas concorrentes. Acredita-se que, desse modo, dado seu funcionamento e sua constituição relacionada a objetivos pedagógicos, o discurso acadêmico teria produzido uma nova ordem, a partir da qual o construtivismo circula no Brasil.
Título en inglés
The modes of appropriation of the psychogenetic perspective about the acquisition of the writing system of representation in academic researches.
Palabras clave en inglés
Acquisition of writing
Constructivism
Interdiscourse
Literacy
Psychogenesis
Resumen en inglés
In this research, we have investigated the ways in which the psychogenetic perspective on the acquisition of writing, theorized by Emilia Ferreiro and her collaborators, had an effect on the academic production on literacy between the years 1985 and 1989 in the state of São Paulo. We apprehend different theoretical perspectives in relation to discursive competition, in order to discuss and understand the changes generated in the modes of creation and circulation of discourses on the written language acquisition. Thus, we have analyzed the production modes of academic discourse on literacy (in scientific research) so that we might understand the conceptions on the subject that were circulating at that time, showing that this discourse interconstituted itself in relation to the pedagogical discourse. We noticed that the discourses produced in the academic field caused implications, both in terms of public policies regarding literacy in the early grades, as well as with regard to issues of (re) structuring of elementary school. Having knowledge about the expansion movement in the provision of basic education allowed us to understand both the discursive tensions that took place between the bodies responsible for this restructuring as well as those observed in the social sphere, including the official discourse (in public education policies). The analysis was based on the theoretical framework of Textual Linguistics (KOCH, 2011) and the French Discourse Analysis, as we assume that all speech is constituted as interdiscourse (MAINGUENEAU, 2005). The corpus of analysis was composed of academic articles published in specialized journals in the field of Education, Linguistics, and Psychology between the years 1985 and 1989, period in which academic research showed increasing circulation of Constructivism in Brazil. We have found out that the academic discourse on constructivist literacy, based on psychogenetically based theory, developed itself in an interdiscoursive way and had its limits established, not only in relation to pedagogical discourses, but also in confrontational relations and / or agreement with academic ones on literacy based on competing theoretical perspectives. We believe that in this way, given its operation and its constitution related to pedagogical goals, the academic discourse would have produced a new order, from which Constructivism circulated in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-08-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.