• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-12072009-185318
Documento
Autor
Nome completo
Jaciara de Sá Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Machado, Nilson Jose (Presidente)
Kenski, Vani Moreira
Schwartz, Gilson
Título em português
Redes e comunidades virtuais de aprendizagem: elementos para uma distinção
Palavras-chave em português
aprendizagem em rede
colaboração.
comunidade virtual
comunidade virtual de aprendizagem
educação a distância
educação online
interação
rede
rede de aprendizagem online
rede social
Resumo em português
Criado a partir do trabalho colaborativo de grupos de pessoas, o ciberespaço expressa vocação para abrigar incontáveis agrupamentos, diversos e distintos como a natureza humana. Parte desses agrupamentos tem recebido o nome de redes de aprendizagem online e comunidades virtuais de aprendizagem. Uma vez que a aprendizagem é intrínseca ao homem, em variados tempos, lugares e situações, todos os agrupamentos do ciberespaço podem proporcionar aprendizagens. Mas o fato de que há aspectos em comum na diversidade não retiraria a necessidade de estabelecer diferenças entre os agrupamentos porque não se deve confundir multiplicidade com indistinção. Nesse sentido, esta investigação buscou identificar elementos que podem distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço. A partir da compreensão de que as palavras são signos ideológicos e que seu emprego formata a realidade (BAKHTIN, 1981), verificamos que também há distinção entre redes de aprendizagem online e comunidades virtuais de aprendizagem. A reflexão proporcionou ainda mapearmos indicadores de formação de comunidades virtuais em situação de aprendizagem. Para levantar os elementos mencionados, realizamos revisão bibliográfica e examinamos três agrupamentos do ciberespaço, apontados neste trabalho como uma rede social, uma rede de aprendizagem online e uma comunidade virtual de aprendizagem. Mais do que apresentar uma sugestão quanto ao emprego dessas expressões, esta dissertação costura uma série de reflexões sobre rede e intencionalidade educativa, certos de que rede é a metáfora mais fundamental para a Educação do século XXI.
Título em inglês
Netwoks and virtual learning communities: elements for a distinction
Palavras-chave em inglês
collaboration.
distance education
interaction
learning in network
networks
online education
online learning networks
social networks
virtual community
virtual learning communities
Resumo em inglês
Elaborated from co-operated work by groups of people, the cyberspace expresses the vocation to shelter countless groupings, several and different as the human nature. Some of these groupings have been receiving the name of online learning networks and virtual learning communities. Once the learning is intrinsic to the man, in several times, places and situations, all groupings of the cyberspace can provide learning. But the fact that there are aspects in common in the diversity would not remove the need to establish differences among the groupings because it should not confuse multiplicity with indistinct. In that sense, this investigation looked for to identify elements that can distinguish the online learning networks and the virtual learning communities of the other groupings of the cyberspace. Starting from the understanding that the words are ideological signs and that its use formats the reality (BAKHTIN, 1981), we verified that there is also distinction between online learning networks and virtual learning communities. The reflection provided mapping of indicators of virtual communities' formation in learning situation. To survey the mentioned elements, we accomplished bibliographical revision and examined three groupings of the cyberspace, pointed in this work as a social network, an online learning network and a virtual learning community. More than to present a suggestion for the use of those expressions, this dissertation sews a series of reflections on net and educational intentionality, convinced that net is the most fundamental metaphor for the Education of the XXI century.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-09-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.