• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-12062012-143125
Documento
Autor
Nombre completo
Viviane Briccia do Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Carvalho, Anna Maria Pessoa de (Presidente)
Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Roberto, Lúcia Helena Sasseron
Rodrigues, Maria Inês Ribas
Silva, Luciano Fernandes
Título en portugués
Competências docentes em um projeto de inovação para a educação científica
Palabras clave en portugués
Competências docentes
Educação científica
Formação de professores
Resumen en portugués
Neste trabalho analisamos, a partir de uma parceria entre a Universidade e uma Escola Municipal de Educação Fundamental da periferia da cidade de São Paulo e da formação continuada de professores e professoras propiciada por esta parceria, quais competências estavam presentes e/ou sendo construídas durante a formação ou ainda no exercício profissional destes docentes. Partimos do princípio de que estes professores estavam realizando uma prática exitosa, a partir de analises anteriores. A pesquisa aqui apresentada é,do tipo qualitativa, e foi baseada em três formas de dados: as reuniões realizadas entre a Universidade e o grupo de docentes; uma entrevista com uma das docentes, buscando entender aspectos da sua história de formação; e, as interações realizadas na sala de aula desta docente. Através de uma revisão bibliográfica, sobre competências e também de pesquisas sobre competências, delimitamos algumas categorias de análise, que nos auxiliaram a evidenciar indícios da construção e/ou presença de alguns tipos competências. Notamos que os docentes construíram conhecimentos metodológicos e conceituais relacionados ao campo de conhecimento das Ciências, disciplina que em geral é pouco trabalhada nas séries iniciais do fundamental, e que o espaço para esta construção foi fundamental para que os mesmos revelassem suas inseguranças e dúvidas para poderem trabalhar com a disciplina. Observamos ainda, que a articulação ou mobilização de diversas competências se ratificou como um fator fundamental na prática docente, evidenciando assim a relação entre o êxito docente à capacidade de mobilizar diversas competências, envolvendo: o planejamento de aulas; a busca por uma formação contínua; uma prática que levasse em conta metodologias e elementos próprios da área de conhecimento trabalhada e aspectos éticos do ensino; e, até mesmo as relações sociais que são estabelecidas dentro do ambiente escolar e se refletiam na prática em sala de aula. Notamos que estas relações não ocorrem de maneira separada no ambiente escolar, mas que a articulação das diversas competências observadas, de maneira complexa e não determinística, são essenciais para uma boa prática.
Título en inglés
Teacher competencies in an innovate project for science education
Palabras clave en inglés
Scientific education
Teaching competencies
Training of teachers
Resumen en inglés
In the present study, we performed an analysis to determine which competencies were present and/or under construction during the education or in the course of the professional activities of teachers who received continuous education as a result of a partnership between the University and a basic education school in the outskirts of São Paulo. Based on previous analyses, we assumed that their practice was successful. Our research was qualitative and based on three types of data: the meetings between the University and the group of teachers, an interview with one female teacher aimed to collect information on her education background and finally the way this teacher interacts in the class. Through bibliographic review and research on the competencies, we delimited some analysis categories, which helped us show evidence of the construction and/or the presence of some types of competencies. We found that the teachers built methodological and conceptual knowledge on Science, a discipline that should be better taught in the early years of schooling. Also, providing a suitable environment for the creation of these competencies was essential to stimulate the teachers to reveal their insecurities and doubts regarding the teaching of Science. Moreover, we found that the organization or mobilization of several competencies is a key factor in the teaching practice, demonstrating the relationship between successful teaching and the ability to mobilize several competencies, which involves: lesson planning, search for continuous education, a teaching practice that takes into consideration methodologies and elements used in the specific area of concern and ethical aspects of education, and finally the social relations that are established within the school environment and reflected in classroom practice. We concluded that these relations do not occur in isolation in the school environment and that the organization of the several identified competencies, in a complex and non-deterministic way, is essential for a good teaching practice.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
anexo.pdf (2.86 Mbytes)
tese.pdf (2.01 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-06-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.