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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2008.tde-12062008-132214
Documento
Autor
Nome completo
Afonso Martins Andrade
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Domite, Maria do Carmo Santos (Presidente)
Killner, Gustavo Isaac
Santos, Vinicio de Macedo
Título em português
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória?
Palavras-chave em português
Avaliação
Ciclos
Matemática
Progressão continuada
Resumo em português
Esta pesquisa é resultado da minha inquietação e do desconforto produzido ao longo dos últimos anos de atuação no magistério público, levando-me a questionar as hipóteses elaboradas e as finalidades identificadas na construção dos caminhos que culminaram na adoção do sistema de ciclos com progressão continuada implantado no Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Tendo como base tal inquietação, o objetivo deste trabalho é compreender melhor tal elaboração assim como de que maneira a ausência de novos métodos, estratégias e instrumentos de avaliação pode ser vista como possível fator presente na manutenção do baixo desempenho e na iminente possibilidade de fracasso na disciplina de Matemática ou de que forma estes assuntos se inter-relacionam. Considerando que os processos de construção (métodos) e de utilização dos instrumentos de avaliação sempre foram vistos como capazes de efetuar a mediação entre a "medição do desempenho escolar" (atribuição de conceitos ou notas) e a "capacidade de apropriação de conhecimento" por parte do aluno (sucesso ou fracasso na disciplina); sinto-me confiante em propor que os processos de construção e utilização dos instrumentos de avaliação podem ser postos como o foco principal de uma pesquisa.
Título em inglês
Evalution, cycle and progress in teaching of mathematics: one consequence reflected and exit random?
Palavras-chave em inglês
Continued progression
Cycles
Evaluation
Mathematics
Resumo em inglês
This research results from my discomfort and uneasiness grown, during the last years, by my experience as a Math teacher in a public school. Such preoccupation led me to question the hypotheses elaborated and finalities in the construction of the paths that culminated in the adoption of the system of continued progression cycles nowadays implanted in the 1st. to 8th. grades of Elementary School (Ensino Fundamental) in the Public School System of the State of São Paulo and how the lack of new methods, strategies and instruments of evaluation can be faced as a possible factor of the maintenance of the low performance and of the imminent possibility of failure in the discipline of Mathematics or how such subjects interrelate. The construction and usage processes (methods) of the evaluation instruments have always been seen as capable of mediating the "measurement of school accomplishment" (attribution of letter or number grades) and "the capacity of appropriation of knowledge" by the student (success or failure in the discipline). Therefore, the construction and usage processes of the evaluation instruments can be placed as the main focus of a research.
 
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Data de Publicação
2008-06-27
 
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