• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-12042019-102227
Document
Auteur
Nom complet
Pedro Bernardes Neto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Iavelberg, Rosa (Président)
Fernandes, Iveta Maria Borges Ávila
Rebouças, Moema Lúcia Martins
Titre en portugais
Currículo e prática dos professores de arte (fundamental - anos finais e ensino médio) na rede estadual paulista: possibilidades e limites
Mots-clés en portugais
Arte-educação
Currículo
Professor
Rizoma
Resumé en portugais
Esta pesquisa visa a estudar a diversidade de configurações e perspectivas filosóficas, políticas e pedagógicas na prática cotidiana de professores de Arte da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para além disso, discutiremos a relação entre a pluralidade de práticas que ocorrem nas escolas e as expectativas dos documentos oficiais para o ensino de Arte. A pesquisa parte de uma caracterização geral dos professores de Arte indicando: número de profissionais, formações específicas e contextos de trabalhos para situar a análise das formas de compreensão, desenvolvimento e apropriação da proposta vigente. Por fim, procuramos levantar hipóteses de como estão organizados o ensino e os processos de aprendizagem em Arte, buscando possibilidades e limites dentro do que é determinado pelo atual currículo oficial de estrutura do ensino oficial regido pelo Estado de São Paulo.
Titre en anglais
Curriculum and practice of art teachers (secondary education) in São Paulo State educational network: possibilities and limits
Mots-clés en anglais
Art/education
Curriculum
Rhizome
Teacher
Resumé en anglais
This research aims to study the diversity of philosophical, political e pedagogical settings and perspectives in the daily practice of Art teachers from São Paulo States Secretary of Education for Secondary education Beyond that, we will discuss the relation between the plurality of practices which occurs in the schools and the expectations of official documents for Art teaching. The research begins characterizing Art teachers indicating: number of professionals, specific graduation e work context in order of situating the analyzes of manners of comprehensions, development e appropriation of the actual propositions. At last, we intend to raise hypothesis of how the teaching and the learning process are organized in Art, searching for possibilities and limits inside of which is determined by the current official curriculum of São Paulo State to the Art teaching.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-04-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.