• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-12032009-152112
Documento
Autor
Nombre completo
Rosely Aparecida Romanelli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Teixeira, Maria Cecilia Sanchez (Presidente)
Cron, Marcelo da Veiga
Cuyabano, Emilia Darci de Souza
Passerini, Sueli Pecci
Porto, Maria do Rosario Silveira
Título en portugués
A arte e o desenvolvimento cognitivo: um estudo sobre os procedimentos artísticos aplicados ao ensino em uma escola Waldorf
Palabras clave en portugués
arte
consciente
desenvolvimento cognitivo
educação
expressão artística
imaginação ativa
inconsciente
intuição
percepção
razão
sensibilidade
Resumen en portugués
Esta pesquisa analisa a expressão artística dos alunos de uma escola Waldorf da cidade de São Paulo SP Brasil, com o objetivo de compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade que se apresenta enquanto caminho para a harmonização da alma humana e a contribuição da arte para o desenvolvimento da razão, da intuição, da emoção e do sentimento. Isto pode ser comprovado pela produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades especificas do cotidiano escolar com o aporte teórico de autores que buscam entender o ser humano através do equilíbrio entre sensibilidade e razão. A pesquisa apóia-se teoricamente na Antroposofia de Rudolf Steiner para o estudo da utilização pedagógica da arte; na cosmovisão cientifica e artística de Johann Wolfgang Goethe e na sua Doutrina das Cores; n A Educação Estética do Homem de Friedrich Schiller; na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung; na transformação alquímica através da imaginação ativa utilizada por Jung. O referencial teórico dos autores transita no eixo existente entre o consciente e o inconsciente, entre a razão e a sensibilidade, entre o sensível e o inteligível. A contribuição final é a reflexão sobre a utilização prática dos procedimentos artísticos e sua influência sobre o desenvolvimento cognitivo e a aquisição de conhecimento que conduz ao equilíbrio entre razão e sensibilidade.
Título en inglés
Art and cognitive development a study about artistic procedures applied to teaching in Waldorf School
Palabras clave en inglés
active imagination
art
artistic expression
cognitive development
conscious
education
intuition
perception
reason
unconscious
Resumen en inglés
This research analyses the artistic expression of students in a Waldorf school at the city of São Paulo SP Brazil, in order to comprehend the close connection between art and sensitivity that shows itself as a path to develop reason, intuition, emotion and feeling. This can be proof by the production elaborated by the students, interpreted and comprehended from the specific everyday school activities with the theory support of Rudolf Steiners Anthroposophy for the study of the pedagogical utilization of art; in the scientific and artistic cosmovision of Johann Wolfgang Goethe and his Doctrine of Colors; in the Aesthetic Education of Man of Friedrich Schiller; in the analytical psychology of Carl Gustav Jung; in the alchemy transformation by means of active imagination used by Jung. The theoretical references of the authors circulate in the axis existent between conscious and unconscious, between reason and sensitivity, between the sensitive and the intelligible. The final contribution is the reflection about practical utilization of artistic procedures and their influences on cognitive development and the knowledge acquirement that leads to balance between reason and sensitivity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-03-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.