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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-11112010-161237
Document
Auteur
Nom complet
Ana Paula Martins
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Mate, Cecilia Hanna (Président)
Moraes, Carmen Sylvia Vidigal
Souza, Rosa Fátima de
Titre en portugais
Educação para o trabalho no contexto libertário
Mots-clés en portugais
anarquismo
educação libertária
história da educação
práticas escolares
Resumé en portugais
Este trabalho teve como objetivo levantar as práticas escolares realizadas na Escola Moderna nº1, aberta no ano de 1912 por um grupo de militantes anarquistas que visavam à organização de uma escola que seguisse os preceitos da educação racionalista. Gradativamente firmando-se como escola profissionalizante, alterando seu nome até chegar, em 1924, à denominação de Academia de Comércio Saldanha Marinho. O período compreendido por esta dissertação abrange os anos de 1912 até 1931, ano da Reforma do Ensino Comercial realizada pelo governo federal. O levantamento de dados foi realizado no Acervo João Penteado Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP, onde se localizam os documentos dessa experiência escolar. A pesquisa realizada em especial nos jornais escolares produzidos pelos professores e alunos da instituição, possibilitou o entendimento das práticas que se realizaram na escola, em especial nos cursos profissionalizantes. O levantamento de tais práticas, tanto no que se refere às atividades, como aos discursos que circulavam no ambiente escolar, permitiu uma caracterização dos cursos de formação profissional, evidenciando as várias estratégias de que a escola se utilizou para lançar mão do discurso educacional dominante, ao mesmo tempo em que preservava características da educação racionalista.
Titre en anglais
Work education in the libertarian context
Mots-clés en anglais
anarchism
history of education
libertarian education
school practices
Resumé en anglais
The aim of this work was to raise the practices held at Escola Moderna nº1 created in 1912 by a group of anarchists who intended to organize a school that followed the precepts of rationalist education. Gradually established as a professional school, had its name changed several times until 1924, finally denominated as Academia de Comércio Saldanha Marinho. The period comprehended in this dissertation covers the years - 1912 through 1931, year of the Commercial Educations reform undertaken by the federal government. The Data gathering took place at the Acervo João Penteado Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP, where this school experience papers are stored. The research, especially based on the school journal produced by teachers and students of the institution, allowed the understanding of the practices that took place in the school, especially in the professional courses. The survey of such practices, activities and discourses that circulated in the school environment enabled a characterization of professional training courses, revealing several schools strategies to use the dominant educational speech while preserving the characteristics of rationalist education.
 
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ANA_PAULA_MARTINS.pdf (2.95 Mbytes)
Date de Publication
2010-11-17
 
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