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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-11062010-134100
Documento
Autor
Nombre completo
Cristina Filomena Bastos Cabral
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Pinazza, Monica Appezzato (Presidente)
Campos, Maria Machado Malta
Kishimoto, Tizuko Morchida
Título en portugués
A atuação profissional da supervisão escolar na educação infantil: estudo de caso em uma escola municipal de educação infantil de São Paulo
Palabras clave en portugués
educação infantil
formação profissional
supervisão escolar
Resumen en portugués
Este trabalho teve como objeto de pesquisa a prática de profissionais da Supervisão Escolar na Educação Infantil. O objetivo da investigação foi trazer uma discussão sobre as atribuições do Supervisor Escolar, mediante a realização de um estudo de caso em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da rede pública da cidade de São Paulo, envolvendo um total de seis supervisores que atuaram na unidade estudada. Considerado o período de 1997 a 2007, em dez anos de vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, o estudo constou do exame documental de dispositivos legais relativos à normatização da ação supervisora no município de São Paulo e de registros escritos realizados pelos supervisores escolares em forma de Termos de Visita. Também envolveu a análise de relatos orais, obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com esses profissionais. Este estudo identificou três aspectos fundamentais no que diz respeito à atuação do Supervisor Escolar, especialmente na Educação Infantil da Unidade escolar analisada: primeiramente, o discurso presente nos Termos de Visita demonstra que existe um acúmulo de tarefas de cunho administrativo e burocrático, em que são priorizadas ações no Ensino Fundamental em detrimento da Educação Infantil na prática desses profissionais. Quanto aos dados obtidos nas entrevistas, pode-se comprovar que a formação continuada em serviço destinada aos profissionais da Supervisão é uma necessidade premente; e, finalmente, a falta de uma legislação que oriente a prática da Supervisão de modo mais integrado com as reais demandas do seu campo de atuação.
Título en inglés
The role of professional supervision in early childhood education School: a case study in a municipal school of early childhood in São Paulo
Palabras clave en inglés
early childhood education
professional formation
school supervision
Resumen en inglés
This work was as a research practice of professionals in School Supervision in Early Childhood Education. The goal of the research was to bring a discussion of the duties of the School Supervisor, by conducting a case study in a Municipal School of Early Childhood Education from the city of São Paulo, involving a total of six supervisors who worked in the unit studied. Considered the period 1997 to 2007, ten years of The Directives and Bases of National Education, Law nº. 9394/96, the study consisted of document review of existing legislation on the standardization of supervisory action in the city of Sao Paulo and written records made by the school supervisors in the form of Terms of Visiting. It also involved the analysis of oral histories, obtained from semi-structured interviews with these professionals. This study identified three key issues regarding the performance of the School Supervisor, especially in Early Childhood Education Unit school examined: first, the discourse in this Terms of visit shows that there is a backlog of administrative tasks and bureaucratic stamp, they are prioritized actions in elementary school at the expense of early childhood education in the practice of these professionals. According to the data obtained in the interviews the professional in-service training is an urgent need, and finally, the lack of legislation that leads the practice of supervision respecting their needs and demands.
 
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Fecha de Publicación
2010-07-14
 
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