• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-10092009-152302
Document
Auteur
Nom complet
Clarissa Silva de Castilho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de (Président)
Charlot, Bernard Jean Jacques
Oliveira, Marta Kohl de
Titre en portugais
Os sentidos da escola e do saber: relatos de alunos de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de São Paulo
Mots-clés en portugais
cultura escolar
escolarização
psicologia educacional
relação escola-aluno
saberes escolares
vygotsky-lev semenovich
Resumé en portugais
Tendo como base teórica a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento psicológico humano, esta pesquisa, de cunho qualitativo, investigou os sentidos da escola e do saber e as relações travadas com eles por alunos de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de São Paulo. A coleta de dados para análise consistiu de um questionário dissertativo aplicado a classes do 7º ano do Ensino Fundamental e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com alguns alunos destas. Situando os alunos no centro de uma cultura escolar com a qual interagem, a qual produzem e pela qual são (re)produzidos , ouviu-se estes sujeitos em processo de escolarização, tirando-os da condição de objeto que apenas sofre contingências naturais (sociais ou biológicas) e os colocando como sujeito que, ao incorporar as práticas culturais, reconstroem-nas de forma ativa e própria, negociando conceitos e valores. Dessa forma, pôde-se observar, a partir de seus relatos, que, para além de algumas diferenças, há muitas semelhanças entre as relações de alunos de diferentes origens sociais com a escola e com o saber o que acarreta uma produção de sentidos sobre eles de certa forma restrita e consonante. Essas semelhanças abarcam tanto fatores que colaborariam quanto dificultariam um suposto sucesso escolar fatores que podem contribuir ou desfavorecer uma relação significativa com a escola e com os saberes. Ainda, em alguns casos, o que se esperava de um lado, foi encontrado do outro contrapondo-se à lógica determinista das teorias da reprodução. Considerando, assim, a voz dos próprios alunos sobre a escola, esta pesquisa colaborou para o entendimento dos sentidos da escola como lugar de saberes e conhecimento, de preparação para o futuro profissional, de socialização, afetividade e vida.
Titre en anglais
The senses of school and knowledge: reports from students of a public and a private school Sao Paulo city
Mots-clés en anglais
educational psychology
school culture
school knowledge
schooling
student-school relationship
vygotsky-lev semenovich
Resumé en anglais
This qualitative research was developed from the cultural-historical perspective of the human psychological development and investigated the senses of school and knowledge and the relationships students of a public and private school in the city of Sao Paulo have with them. Data collection consisted of a qualitative questionnaire answered by 7th grade students and semi-structured interviews with some of them. Students were located in the center of the school culture with which they interact, which they produce and by which they are (re)produced and were heard in the schooling process. They were taken out of the condition of objects that only undergo natural (social or biological) contingencies and heard as subjects that, by incorporating cultural practices, re-construct them in their active and own way, negotiating concepts and values. That way, we could observe, from the reports that, apart from some differences, there are many similarities among the relationships that students from different social origins have with the school and knowledge which leads to a somewhat restricted and consonant production of senses about them. Such similarities encompass both factors that would contribute and factors that would hinder ones supposed school success factors that may favor or hinder a meaningful relationship with the school and skills. Also, in some cases, what was expected on one side was found on the other which opposes the determinist logic of the reproduction theories. Thus, considering the voice of the students themselves about the school, this study contributed to the understanding of the senses of school as a place of skills and knowledge, of preparation for the professional future as well as a place of socialization, affection and life.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Apendice.pdf (920.28 Kbytes)
Capa.pdf (129.47 Kbytes)
Dissertacao.pdf (1.70 Mbytes)
Date de Publication
2009-12-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.