• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-10052017-144001
Document
Auteur
Nom complet
Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Ricardo, Elio Carlos (Président)
Milaré, Tathiane
Roberto, Lúcia Helena Sasseron
Rodrigues, Maria Inês Ribas
Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya
Titre en portugais
Interdisciplinaridade, problematização e contextualização: a perspectiva de um grupo de professores em um curso de formação
Mots-clés en portugais
Contextualização
Formação de professores
Ilha interdisciplinar de racionalidade
Interdisciplinaridade
Problematização
Resumé en portugais
De um lado, pesquisas educacionais retratam as contribuições da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para a formação do aluno. Por outro, observa-se uma lacuna no que diz respeito a estratégias didáticas que possibilitem ao professor trabalhar com a ACT em sala de aula. Neste trabalho apresentamos uma proposta metodológica que permite contemplar, por meio do desenvolvimento de um projeto, os objetivos da ACT, assim como romper com práticas que valorizam apenas o repasse de informações. Essa proposta é denominada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) onde a partir de uma situação o aluno utilizará os saberes construídos em diferentes disciplinas para solucionar um problema. Essa abordagem de projeto também permite trabalhar, em sala de aula, a Interdisciplinaridade. No entanto, nessa perspectiva, a Interdisciplinaridade não é tida apenas como a integração de disciplinas, mas em um sentido amplo, como a mobilização dos saberes provenientes do currículo escolar, assim como do cotidiano. Entretanto, a literatura revela a existência de conflitos conceituais e, até mesmo, metodológicos atrelados à compreensão desse termo. Por isso, ao adotar essa perspectiva torna-se imprescindível compreender o conceito de Interdisciplinaridade no cerne da IIR. O desenvolvimento da IIR ainda possibilita abordar os conteúdos curriculares de forma problematizada e contextualizadora. Do mesmo modo, é fundamental compreender os conceitos de Problematização e de Contextualização, pois no cotidiano escolar é possível encontrar interpretações equivocadas sobre esses termos. Em relação à Problematização há aqueles que a reduzem a uma lista de exercícios; já a Contextualização é tida, em alguns casos, como a exemplificação de fatos do cotidiano. Esse tipo de entendimento torna-se um obstáculo significativo quando se tem o objetivo de trabalhar com a IIR no contexto educacional. A partir desse contexto, nesta tese, discutimos em uma perspectiva epistemológica cada um desses termos. Além disso, realizamos uma ação de formação continuada denominada Trabalhando com projetos em sala de aula: construindo uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade para investigar a percepção de um grupo de professores em relação à Interdisciplinaridade, à Problematização e à Contextualização. Para tanto, em um primeiro momento realizou-se à análise de dois fóruns de discussão onde o primeiro abordava a Problematização e Contextualização e, o segundo, O conceito de Interdisciplinaridade. Posteriormente, após oito meses do término da 1º edição do curso, realizou-se uma entrevista semi-estruturada com quatro professores e, com dois professores, sete meses depois da conclusão da 2º edição do curso. Com essa ação analisou-se, de forma mais ampla, a percepção deles em relação a esses temas. Com o objetivo de verificar a relação entre o discurso e a prática pedagógica dos professores, no que concerne aos conceitos de Problema, Problematização, Contextualização e Interdisciplinaridade, realizou-se a análise de duas atividades, sendo elas, o fórum de discussão Compartilhando os resultados da aplicação da IIR na escola e a A aplicação da IIR no contexto escolar. A partir da análise dos dados constatou-se a dificuldade que os professores possuem para trabalhar de forma problematizada, contextualizada e interdisciplinar em sala de aula. Por outro lado, constatou-se que o curso Trabalhando com projetos em sala de aula: construindo uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade propiciou aos professores participantes um novo fazer pedagógico, assim como a construção de novos conhecimentos, uma vez que as ações adotadas por eles, para implementar a IIR no contexto escolar, aproximavam-se da discussão teórica abordada no curso.
Titre en anglais
Interdisciplinarity, problematization and contextualization: the perspective of a group of teachers in a training course
Mots-clés en anglais
Contextualization
Interdisciplinarity
Interdisciplinary island of rationality
Problematization
Teacher training
Resumé en anglais
The educational research has presented the contributions of the Scientific and Technological Literacy (STL) to students formation. However, there is a gap in teaching strategies that has not allowed the teacher to work with STL in the classroom. In this work, we present a methodological proposal that enables us to study STL objectives, and break with practices that value only information transference as well. This proposal is called Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) where given a situation the student will use knowledge built in different disciplines to solve a problem. This design approach also allows Interdisciplinarity. In this perspective, Interdisciplinarity is not only seen as the integration of disciplines, but in a broad sense, as the mobilization of knowledge from the school curriculum, as well as from everyday life. Yet, literature has revealed the existence of conceptual and even methodological conflicts linked to the understanding of this term. For that reason, in adopting this perspective it becomes imperative to understand the concept of Interdisciplinarity at the heart of IIR. The development of IIR still makes it possible to approach curricular contents in a problematized and contextualizing way. In the same way, it is essential to understand the concepts of Problematization and Contextualization, because in the school environment it is possible to find misinterpretations about these terms. In relation to Problematization there are those who reduce it to a list of exercises; Contextualization is, in some cases, seen as the exemplification of everyday facts. This type of understanding becomes a significant obstacle when it is intended to work with IIR in the educational context. In this thesis, we discuss each of these terms in an epistemological perspective. In addition, we have carried out a continuing education action called Working with projects in the classroom: building an Interdisciplinary Island of Rationality to investigate the perception of a group of teachers regarding Interdisciplinarity, Problematization and Contextualization. At first, the analysis of two discussion forums: the first one dealing with Problematization and Contextualization, and the second with The concept of Interdisciplinarity. Subsequently, eight months after the end of the first course edition, a semistructured interview was conducted with four teachers, and with two teachers seven months after the conclusion of the second course edition. To verify the relationship between the discourse and the pedagogical teachers practice, in what concerns the concepts of Problem, Problematization, Contextualization, and Interdisciplinarity, the analysis of two activities was carried out, being the discussion forums: Sharing the results of the application of the IIR in the school, and The application of the IIR in the school context. The results show the difficulty of the teachers to work in a problematized, contextualized and interdisciplinary way in the classroom. On the other hand, it was verified that the course Working with projects in the classroom: building an Interdisciplinary Island of Rationality provided the participating teachers with a new pedagogical work, as well as with the construction of new knowledge, since the actions adopted by them to implement the IIR in the school context, approached the theoretical discussion addressed in the course.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-06-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.